Acadêmicas de Administração da Unigran Capital apresentam TCC de forma inovadora com “Árvore do Conhecimento Ativo”
A Unigran Capital acredita que aprender vai além dos livros e dos métodos mais tradicionais e, por isso, incentiva que seus acadêmicos sejam protagonistas do processo de aprendizagem. O foco na inovação e o ensino por meio de metodologias ativas produzem resultados surpreendentes como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das acadêmicas do 7º semestre de Administração, Kelly Cristina Pereira Dantas e Raíssa Adrienny de Paula Stein, que substituíram a apresentação com slides e montaram a “Á Árvore do Conhecimento Ativo”.
Para apresentar o trabalho “Metodologias ativas como ferramenta de percepção da entrega de valor em uma instituição privada de ensino superior em Campo Grande – MS”, as acadêmicas criaram um novo modelo de ambiente para avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso. O trabalho foi todo baseado em metodologias ativas.
Sem o uso do Power Point ou de outro programa para criar a apresentação, elas utilizaram uma árvore artesanal para pendurar os tópicos e apresentar o trabalho. O resultado foi a proximidade com os avaliadores e os convidados da banca. A elaboração do espaço contou com o apoio do curso de Design de Interiores da Unigran Capital.
De acordo com as acadêmicas, o objetivo da apresentação foi criar um ponto de reflexão para o objetivo do trabalho, que está voltado para a criação de um novo produto educacional.
“Por isso, o modo de se comunicar precisava estar alinhado, levando em conta o ambiente, e a Árvore do Conhecimento Ativo foi apenas uma pequena parte do todo que planejamos compartilhar com o universo acadêmico”, explica Raíssa.
As acadêmicas chegaram a ter receio de realizar a apresentação, por ser foram do convencional, mas, decidiram inovar. “Tivemos muito receio no início, mas era preciso inovar, trazer novas propostas, quebrar velhas barreiras. O objetivo foi encantar e impactar a todos, despertando a sede de mudança em cada um ali presente”, afirma Kelly.
O Trabalho de Conclusão de Curso foi orientado pela professora do curso de Administração Higya Alessandra Merlin, que destaca que a iniciativa de fazer uma apresentação diferente partiu das alunas. “As acadêmicas sempre se mostraram muito interessadas pela temática. Partiu delas a iniciativa criativa de fazer uma apresentação diferente do projeto, justamente por ser uma pesquisa relacionada às metodologias ativas. Esperamos que a pesquisa possa contribuir com o processo de inovação proposto pela Unigran Capital”, afirma Higya.
Convidada especial para a banca, a professora da Unigran Capital, Angelita Leal de Castro Fonseca afirma que a utilização de metodologias inovadoras contribui para uma aprendizagem inovadora.
“A utilização de metodologias inovadoras e disruptivas na transformação da aprendizagem dos acadêmicos é um passo significativo para o desenvolvimento de habilidades e competências na formação acadêmica. O trabalho desenvolvido pelas academias do curso de administração da faculdade Unigran capital transcendem o verdadeiro sentido do saber e aprender. Estimular uma aprendizagem transformadora é sem dúvida um ato de amor pelo ensino e educação, as acadêmicas e os docentes envolvidos estão de parabéns”, diz Angelita.
Para o coordenador do curso de Administração da Unigran Capital, Prof. Fabiano Dotto – que também esteve na banca de avaliação – a preocupação das acadêmicas em inovar na apresentação demonstra o comprometimento dos alunos da Unigran Capital em deixar uma marca na sociedade.
“Existe uma razão para nosso acadêmico ser diferente, ele quer mudanças e as acadêmicas demonstraram sua preocupação com a remodelagem do ensino como forma de contribuição à comunidade acadêmica da qual pertencem”, finaliza Dotto.