fbpx
Biomedicina,  Pós-graduação

Tudo que você precisa saber sobre a pós em Microbiologia Avançada

Para você que está em busca de uma área para especialização e está curioso para saber mais informações sobre a área de Microbiologia Avançada, esse artigo é o ideal para te ajudar com suas dúvidas. Ele vai explicar o que é a Microbiologia Avançada, algumas áreas de atuação, qual é a metodologia deste curso na Pós Unigran Capital e apresentar quais matérias você irá estudar. Então, acompanhe a seguir:

Sobre a pós em Microbiologia Avançada

Essa pós-graduação terá início em outubro na Unigran Capital. O curso tem uma carga horária total de 360 horas, dividido em 18 meses. A metodologia é híbrida, com aulas online nas segundas e quartas-feiras, e aos sábados há aulas práticas presenciais. Além disso, ao final do curso, não é solicitado a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Nesta área de microbiologia avançada são abordados conhecimentos relacionados a bacteriologia, virologia, estruturação do laboratório de microbiologia e normas de biossegurança. 

Este é um curso de pós-graduação direcionado a profissionais de ciências biológicas, biomedicina, enfermagem, farmácia, bioquímica, medicina veterinária, fisioterapia, nutrição e odontologia.

Sendo assim, o profissional especializado nessa área pode atuar em laboratórios de pesquisa científica, indústria farmacêutica, indústria de alimentos, indústria química, hospitais, entre muitas outras opções. Mas em todos esses setores, o seu principal objetivo é contribuir para aumentar a qualidade e expectativa de vida.

Agora, vamos falar um pouco das matérias que são estudadas durante esses 18 meses.

Disciplinas

A primeira matéria é a Virologia Respiratória e a Virologia Parental, na qual os professores abordam estudos sobre os vírus e todas suas propriedades, para que possam ser entendidas as implicações dos vírus em diferentes organismos.

Outra matéria estudada nesta especialização é a Microbiologia Ambiental. Na qual ocorre o estudo da genética, fisiologia, interações e funções do microrganismo no ambiente, incluindo o solo, a água, o ar e qualquer outro sedimento.

Há também a Microbiologia Industrial e Alimentar, sendo a parte que trata dos processos em que os microrganismos influenciam nas características dos produtos de consumo alimentício humano ou animal.

Já na Micologia há estudos relacionados às infecções superficiais e cutâneas, que abordam assuntos sobre os fungos e suas propriedades.

Por sua vez, na disciplina da Biologia Molecular serão tratados assuntos sobre as estruturas e função das biomoléculas, como os ácidos nucléicos e as proteínas. Para acompanhar esta matéria há também a Biotecnologia Aplicada ao Diagnóstico de Microrganismos, na qual é explicada a diversidade microbiana que representa uma fonte importante de recursos genéticos para o avanço da biologia e biotecnologia.

Mais uma das matérias abordadas é a de diagnóstico de microrganismos fastidiosos. Nela, você irá identificar quais são as bactérias que exigem níveis de nutrientes altíssimos e específicos em temperaturas ótimas. 

Na disciplina de Antimicrobianos e Mecanismos de Ação e Resistência, será apresentado cada mecanismo. Na resistência, os mecanismos fundamentais são os de inativação enzimática, alterações do sítio de ligação, alterações no sistema de transporte e bomba de fluxo. Já nos mecanismos de ação, são os de inibição da síntese da parede celular, aumento da permeabilidade da parede celular, interferência na síntese proteica e no metabolismo do ácido nucleico e outros processos metabólicos.

Há mais duas matérias no curso, sendo elas: Interação de microrganismo/hospedeiro e Interações Imunopatológicas nas Infecções Bacterianas.

Neste artigo, foram apresentados alguns detalhes sobre esta área tão ampla, mostrando quais disciplinas estão disponíveis na grade curricular e qual sua metodologia. 

Se você quer saber mais, acesse o site materiais.unigran.br/pos-microbiologia, realize sua inscrição e venha para a Pós Unigran Capital! Com o melhor time de professores, localização privilegiada e mais de 100 horas de aulas práticas, essa especialização irá contribuir para uma maior visibilidade do seu trabalho na carreira profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami