fbpx
pilhas
Biomedicina

Projeto de Biomedicina da Unigran Capital estimula o descarte sustentável de pilhas

Você já conhece os “papa pilhas” da Unigran Capital? São coletores de pilhas usadas, destinados à reciclagem. Para entender sobre a reciclagem de pilhas, você  precisa conhecer o ODS (Objetivos de Sustentabilidade).

 

Ele faz parte de um Protocolo Internacional, assinado em 2015, por 193 países, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, o Governo Brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, com metas a serem alcançadas até 2030.

 

Visando contribuir com os objetivos de sustentabilidade da ONU, o projeto “Papa Pilhas” foi desenvolvido por acadêmicos do curso de Biomedicina do Centro Universitário Unigran Capital e faz parte do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação CIentífica).

 

Para a execução do projeto foram confeccionados 2 coletores de pilhas chamados de “Papa pilhas”, utilizando tubo e cap de PVC que se encontram ao lado do balcão de informação e entre os Blocos B e C da instituição.

 

 

Por que fazer a reciclagem de pilhas?

 

As pilhas possuem em sua constituição substâncias perigosas ao meio ambiente e à saúde pública, por isso elas não devem ser descartadas juntamente com os resíduos comuns.

 

A legislação vigente determina que estes materiais após serem utilizados devem retornar ao fabricante para receberem o tratamento ambientalmente correto através do sistema de logística reversa.

 

Para que isto aconteça é necessária a colaboração de todos, que devem levar as pilhas usadas em pontos de coleta cadastrados para posteriormente serem encaminhados para as empresas responsáveis pelo tratamento e destinação deste tipo de resíduo.

 

 

O que acontece com o material coletado no papa pilhas?

 

Com um ano de execução do projeto foram coletadas 1280 pilhas usadas que foram destinadas a um dos 52 pontos de coleta de pilhas usadas cadastrados na GREEN Eletron em Campo Grande.

 

A GREEN Eletron é uma associação das principais empresas fabricantes e importadoras de pilhas do Brasil, localizada em São Paulo-SP. Em 2018, a associação criou o Programa “Recicla Pilha” com o intuito de melhorar a logística reversa de pilhas no país e atender às especificações legais para o descarte destes materiais após o uso.

 

Atualmente todas as pilhas coletadas são encaminhadas para a reciclagem, sendo submetidas a um processo que permite reaproveitar o zinco na forma de metal, o qual pode ser então reinserido na cadeia produtiva para fabricação de diversos novos produtos.

 

 

 

 

Faça Parte

 

O sucesso do projeto “Papa Pilhas” depende do apoio dos consumidores, por meio da participação ativa neste sistema, ao entregar suas pilhas nos pontos de coleta distribuídos pela Unigran Capital. Ao fazer o consumo de pilhas e baterias de forma consciente você colabora com o meio ambiente e com a saúde pública.

 

Esse projeto consolida boa parte da missão e valores institucionais, ressaltando a importância da Instituição ser socialmente responsável, em oferecer a formação acadêmica, incluindo a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami