fbpx
Carreiras

Unigran Capital apresenta ‘Sandbox’ para ensino de topografia 3D em evento no Instituto Mirim

O Centro Universitário Unigran Capital apresentou mais uma novidade no Ensino Superior: uma Caixa de Areia com realidade aumentada que permite o estudo topográfico 3D. Também chamada de ‘Sandbox’ ela foi exposta na terça-feira, 20 de agosto, no projeto ‘Tech Aula’, evento de capacitação para adolescentes, de 15 a 17 anos, no Instituto Mirim de Campo Grande

A caixa de areia de realidade aumentada terá aplicação direta no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran Capital. O sistema ensina conceitos geográficos, geológicos e hidrológicos, como a leitura de um mapa topográfico, o significado de linhas de contorno, bacias hidrográficas e etc.

A utilização de uma caixa de areia com realidade aumentada permite a visualização, em tempo real, das informações topográficas combinadas com projeções de curvas de nível, simulações de fluxos de água e até mesmo da chuva. A caixa de areia utiliza o sensor do Kinect para gerar interações.

“Criamos esse equipamento para facilitar o ensino e aprendizado dos alunos. Para demonstrar a topografia ou o relevo do terreno, eu tenho que fazer a planta baixa, desenhar isso em plano. Então, com esse equipamento, é possível os alunos entenderem imediatamente o que é uma depressão ou uma elevação na área de topografia”, explica o professor do curso de Arquitetura da Unigran Capital, Cláudio Lucchese. 

De acordo com o professor, que é um dos responsáveis por implementar o projeto, a caixa de areia funciona a partir de um software educacional criado pela Universidade da Califórnia e distribuído gratuitamente. 

“Eu fiz a parte física e o pessoal da informática fez a parte da ligação entre o software. Além da interação com os alunos, que tem o resultado imediato de você simular uma elevação ou depressão, esse software também cria o sistema de chuva. Essa água vai escoar pelo lado direito ou esquerdo, dependendo da inclinação do terreno. Além de educacional, ele pode ser revertido, com um pouco de melhoramento, em estudos futuros prevendo até enchentes”, explica o professor.

A Unigran Capital também levou ao evento os óculos de realidade virtual que foi apresentado aos alunos do Instituto Mirim pelos professores Angelita Leal de Castro Fonseca e Geovany Rafael Bisol. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami