fbpx
Carreiras

Entenda por que a faculdade semipresencial é o formato ideal para você

Se você não tem disponibilidade para fazer o ensino superior presencial, mas também não se enquadra na educação a distância (EAD), precisa conhecer a faculdade semipresencial. É uma modalidade híbrida, que vai exigir encontros programados na instituição de ensino, mas também terá a flexibilidade do curso online.

A portaria nº 1.134 do Ministério da Educação (MEC), publicada em 2016, autorizou que até 20% da carga horária da graduação presencial seja oferecida a distância, o que veio para facilitar a vida de muitos estudantes, principalmente daqueles que trabalham.

Ficou interessado nesse formato de curso? Confira nosso post e entenda melhor como funciona a faculdade semipresencial, as diferenças em relação à modalidade EAD, bem como as vantagens de estudar dessa forma!

O que é faculdade semipresencial?

A faculdade semipresencial, também conhecida como ensino híbrido, aproveita o melhor dos cursos presenciais e do formato EAD. Isso porque parte do curso é realizada na própria instituição de ensino, e parte é realizada online — por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem.

A porcentagem entre o que será oferecido presencial ou online vai depender do curso superior e da instituição escolhida.

De maneira geral, o formato híbrido realiza as aulas mais teóricas a distância, pois não precisam do suporte do professor, e as atividades práticas — como aulas em laboratório ou trabalhos em grupo — presencialmente.

Com esse modelo, o aluno consegue vivenciar as experiências em sala, ou seja, tem um contato mais próximo com os professores e colegas. Contudo, não tem o compromisso de se deslocar diariamente até a faculdade, pois pode acompanhar uma parte do conteúdo online.

Quais as diferenças em relação à EAD?

Os cursos a distância (EAD), que estão cada vez mais populares no Brasil, priorizam as aulas online. É uma comodidade para o aluno, pois basta ele ter um dispositivo, como notebook ou tablet, e acesso à internet para realizar as aulas.

Nessa modalidade, os encontros presenciais ocorrem nos polos, geralmente para a realização de provas e apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC) no último semestre.

Já na faculdade semipresencial, os encontros na instituição de ensino são bem mais frequentes — podem ocorrer mais de uma vez na semana, por exemplo, de acordo com a programação do curso. Podem também ser caracterizados por aulas ao vivo, que são feitas via computador, mas permitem a interação com o professor.

Como se vê, os dois formatos são interessantes, no entanto o semipresencial é mais indicado àquele aluno que não tem a disciplina de estudar sozinho todas as disciplinas e gosta de estar mais próximo dos professores e turma — a fim de tirar dúvidas e fazer amizades

Quais as vantagens dessa modalidade de ensino?

Ainda está na dúvida sobre as vantagens desse tipo de curso? Acompanhe a seguir como a faculdade semipresencial pode ser a modalidade ideal para você.

Flexibilidade

O mundo hoje é digital, e as instituições de ensino aproveitam essa facilidade para compor seus cursos. Assim, quem opta por essa modalidade tem a flexibilidade de realizar parte das aulas online — no local e horário que considerar mais conveniente.

Você é quem escolhe o melhor momento para estudar, pois o conteúdo fica disponível em uma plataforma virtual — o que vai permitir que você consulte ou revise a matéria sempre que precisar. 

Apoio presencial

No entanto, ter essa flexibilidade para realizar toda a grade curricular do curso pode não ser o modelo ideal para você, por isso o semipresencial é interessante por mesclar aulas presenciais e online. Dessa forma, você fica mais seguro ao fazer o curso, pois conta com o apoio do professor.

Dinamismo das aulas

O semipresencial, ao unir o melhor das duas modalidades (presencial e EAD), torna-se um curso bastante dinâmico. Você tem aulas na plataforma virtual de aprendizagem, em sala de aula, laboratórios e também pode assistir às videoaulas. Dessa forma, a faculdade não se torna cansativa.

Autonomia do aluno

Com a possibilidade de assistir às aulas online, o aluno ganha autonomia, pois dita o próprio ritmo de estudo.

Se quiser ir mais rápido em tópicos nos quais tenha mais facilidade, é possível avançar. Por outro lado, se precisar fazer uma revisão mais demorada em um assunto, também terá essa opção.

Aliás, muitos alunos que começam a estudar online (seja no curso EAD ou no semipresencial) aprendem a estudar sozinhos ou buscar novos conteúdos por conta própria. Os formatos de ensino desenvolvem a proatividade — competência bastante valorizada pelas empresas.

Custos reduzidos

Uma grande vantagem da faculdade semipresencial são os custos menores das mensalidades quando comparados aos cursos presenciais. Assim, você fica mais tranquilo para fazer a graduação, sem contar que economiza com o transporte, já que não tem a obrigação de se deslocar diariamente até a instituição de ensino.

Networking

A modalidade vai permitir que o aluno conheça melhor os professores e colegas, ou seja, é uma possibilidade de criar uma rede de contatos profissionais (networking). Você vai conhecer outros profissionais e pode conseguir, por exemplo, indicação para uma vaga de emprego.

Validade do diploma

Mas e quanto ao diploma? O diploma do semipresencial tem a mesma validade do presencial. Basta que a faculdade tenha autorização do MEC para ofertar o curso em questão. Aliás, saiba que nesse documento não consta o tipo de formato que o aluno cursou — apenas a graduação e instituição de ensino.

Possibilidade de trabalhar e estudar

Por fim, se você escolher o semipresencial, poderá continuar trabalhando enquanto faz a faculdade, sem se estressar. A versatilidade do formato permite que você faça o ensino superior sem precisar virar sua rotina de cabeça para baixo.

Agora você já sabe que a faculdade semipresencial é mais uma opção de modalidade flexível. Assim, você consegue fazer uma graduação e aumentar seu diferencial competitivo no mercado de trabalho. Veja a área com a qual mais se identifica e se programe para começar o curso superior!

Ficou interessado em cursar a faculdade nesse formato híbrido? Entre em contato com a Unigran Capital e conheça todas as opções de curso disponíveis para você começar a trilhar seu sucesso profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami