fbpx
nutricionista esportivo
Pós-graduação

Nutricionista Esportivo: por que escolher essa carreira?

Você sabe o que faz nutricionista esportivo? Conhecer essa área é interessante para quem quer segui-la na nutrição, pois hoje há muita demanda por novos profissionais. Além disso, é possível trabalhar em diversos locais no esquema de consultoria ou fixo.

Isso porque, hoje em dia, as pessoas se encontram preocupadas tanto com sua forma física como com a sua saúde. Então, buscam que sua alimentação seja aliada a prática esportes, visando alcançar um alto desempenho.

Sendo assim, as consultas e as orientações de um nutricionista do esporte são voltadas a esse objetivo. Tendo como resultado alunos disciplinados e focados em garantir um corpo adequado às suas necessidades.

Quer saber mais sobre Nutrição Esportiva? Então, acompanhe os tópicos a seguir!

O que faz um Nutricionista Esportivo?

O profissional, que se especializa no curso de Nutrição Esportiva, direciona sua carreira para melhoria da saúde dos atletas por meio das mudanças nos hábitos alimentares, do estabelecimento de metas e do acompanhamento do paciente. Pode utilizar também os conhecimentos da Nutrição Comportamental, quando necessário.

Para tanto, avaliará a rotina alimentar do indivíduo, o tipo de exercício físico que ele costuma praticar e as recomendações nutricionais para alcançar os objetivos propostos. Elas podem ser sobre o fortalecimento muscular, o aumento da disposição, entre outros.

Relação entre nutricionista e paciente

Nos dias de hoje, deve-se fazer o acompanhamento de forma constante, sobretudo quando a rotina de treinos for modificada. Então, a relação entre o nutricionista esportivo e o atleta em formação – ou atleta profissional – deve ser objetiva, clara e de confiança.

Como também deve ser participativa, afinal, o paciente avalia quais são os seus alimentos preferidos na dieta e o nutricionista procura equilibrar as preferências com o valor nutricional.

Assim, desde que tudo seja conversado abertamente, o paciente ficará mais satisfeito de seguir uma dieta, de não comer algo de que gosta muito ou de realizar substituições por refeições mais saudáveis.

Onde ele pode atuar?

Com o grande interesse por uma vida saudável, que inclua também a prática de exercícios físicos, o nutricionista especializado no esporte tem atuado em consultório ou em parcerias com outras instituições.

Consultório

Àqueles que preferem atender em consultório, é importante ter equipamentos necessários para fazer uma avaliação completa. Eles incluem uma balança de peso corporal, fitas métricas e uma excelente plataforma informatizada para inserir as informações e acompanhar o quadro clínico ao longo das consultas.

Academias e clubes

Nos estabelecimentos coletivos, o nutricionista esportivo pode prestar atendimento em academias de ginástica, clubes de treinamento, clínicas multidisciplinares, entre outros locais relacionados. Em cada um desses estabelecimentos, é possível fazer atendimentos esporádicos ou ser trabalhador fixo.

Nas academias de ginástica, por exemplo, esses profissionais são indicados pelo personal trainer para ajudar na perda de peso. Ou até para melhorar o condicionamento físico do indivíduo por meio de complementação ou suplementação de nutrientes.

Nos clubes de treinamento, em especial em esportes coletivos, o nutricionista elabora um perfil personalizado para cada jogador. Isso porque, o acompanhamento deve ser específico, avaliando as necessidades calóricas e a resposta de cada um após as orientações repassadas.

Nos esportes individuais, como natação, arremesso de peso, atletismo etc., o nutricionista precisa trabalhar as questões relacionadas à resistência física e muscular para que o indivíduo suporte os treinos diários.

E em todos os esportes, esse profissional deve estabelecer limites calóricos e nutricionais diferenciados durante os treinos e as competições, para que o atleta consiga desenvolver suas habilidades.

Como é o dia a dia do nutricionista esportivo?

Como você pôde ver até aqui, a atuação de nutricionistas esportivos é bastante variada. Depende do seu modelo de trabalho, onde vai praticar e o tipo de clientes que você quer ter principalmente a diferença entre clientes “casuais” e aqueles de alto rendimento.

Dito isso, a rotina do trabalho de nutrição esportiva é bastante focada em estudo, acompanhamento e interpretação de resultados.

O lado mais conhecido e praticado é o de consultas e atendimento. O profissional recebe seu paciente no consultório ou o encontra no local da prática da atividade (academia ou clube) e faz todas as medições e questionamentos necessários para entender a evolução do cliente.

É, inclusive, muito importante que quem trabalhe nessa área desenvolva bastante suas habilidades interpessoais, goste de se comunicar e principalmente de ouvir com atenção as queixas e questionamentos de quem atende.

Durante essa parte do seu dia, você passará em contato com perfis parecidos de pessoas: que se preocupam bastante com a saúde e buscam evolução de desempenho físico. Um público que gosta de participar da discussão sobre dietas e rotinas em vez de apenas acatar o que você tem a dizer.

Por isso, horas importantes dos seus dias úteis vão ser gastos estudando. Uma hora de consulta e conversa com seu paciente pode se tornar horas, dias de pesquisa, análise de métricas físicas e elaboração de planos nutricionais.

O profissional mais valorizado na área é exatamente aquele que se importa e está sempre buscando a maneira mais eficiente de melhorar os resultados de seus clientes. Pesquisas online, análise de estudos e bibliografias, discussões e seminários com outros profissionais da área, tudo isso acompanha o dia a dia de quem quer se destacar na nutrição.

Portanto, é importante reforçar que a nutrição esportiva é uma área para quem gosta de ouvir e aprender dois verbos que vão fazer muito parte do seu futuro na carreira.

Quais são as vantagens de ser Nutricionista Esportivo?

Os benefícios de se dedicar à Nutrição ao esporte é que essa área está bastante valorizada ultimamente. A média salarial é de R$ 2.616, podendo chegar a R$ 3.894.

No entanto, é preciso muito conhecimento, dedicação e experiência para entrar nesse mercado de trabalho. O conhecimento pode ser obtido pela graduação em Nutrição. Pesquise as formas de ingresso nas melhores faculdades privadas, que oferecem disciplinas básicas e clínicas, direcionadas a todas as áreas de atuação do nutricionista.

Como se tornar um nutricionista especializado em esportes?

Para se tornar um nutricionista especializado em esportes, é fundamental investir em cursos, de preferência os de pós-graduação, que comprovem o conhecimento nessa linha de pesquisa.

Para tanto, o futuro nutricionista esportivo deve aprofundar seus conhecimentos em Bioquímica, Fisiologia e Imunologia. Bem como as modalidades esportivas, principalmente em relação às lesões dos pacientes, pois os aspectos nutricionais são relevantes na recuperação do indivíduo.

Também é fundamental que esse profissional conheça o mecanismo de ação dos suplementos nutricionais, saiba avaliar quais podem ser usados durante uma competição e como eles melhoram a performance dos atletas.

Outro ponto interessante para se tornar um nutricionista com experiência no esporte é saber atender bem o paciente, ponderando sobre suas expectativas em relação ao peso corporal ou ao rendimento, como também alertando sobre os riscos da ingestão irracional de substâncias.

O nutricionista esportivo é um profissional bastante requerido nos dias de hoje devido à grande preocupação das pessoas com o corpo perfeito e saudável, além de sua valiosa contribuição nos clubes de treinamento ou nas academias de ginástica. Além disso, é importante fazer uma boa faculdade, que ofereça estágios na área, e, posteriormente, especializar-se para conseguir uma vaga nessa área de atuação.

Gostou do nosso artigo? Você viu que a realização de uma especialização é essencial para ter uma carreira de sucesso? A Pós-Graduação da Unigran Capital oferece com excelência a Especialização em Nutrição Esportiva, para você nutricionista que deseja e sonha em se tornar especialista na área.

Clique aqui e venha se tornar um Nutricionista Esportivo para Atletas Iniciantes na Melhor Pós do MS!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami