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Pós-graduação

Inteligência emocional: qual a importância no desempenho profissional?

A inteligência emocional é a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. A partir dessa definição, é possível entender porque as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades.

Afinal, a sociedade está cada vez mais complexa, cheia de mudanças, incertezas e ambiguidades. As organizações, bem como os profissionais, estão sentindo esses impactos que são causados pela conectividade e avanços tecnológicos. 

Ainda é importante lembrar que vivemos a era da modernidade líquida, onde o mundo parece escorrer pelas nossas mãos, devido à velocidade em que as coisas acontecem.

Esse contexto requer dos profissionais muita inteligência. Mas não somente aquela inteligência que pode ser mensurada pelos testes de QI e que está relacionada ao lado esquerdo do cérebro. Mas principalmente, a Inteligência Emocional, que diz sobre como lidam com as suas emoções.

Esta competência, que cada vez mais tem o papel de diferenciar os profissionais, permite desenvolver um ambiente harmonioso e, ao mesmo tempo, ser produtivo em ideias e resultados, propiciando o crescimento da carreira.

Mas afinal, como explicar a Inteligência Emocional?

O conceito de inteligência emocional é o conjunto de competências relacionadas a lidar com emoções. Dessa forma, representa como se percebe, processa e compreende as sensações.  Além de contar com a habilidade para gerenciá-las da melhor maneira.

Sendo assim, o conceito foi conhecido mundialmente após a publicação do livro Inteligência Emocional, do autor norte-americano Daniel Goleman, em 1995.  Na obra, o escritor apresenta as habilidades necessárias para perceber, compreender, administrar e alterar seu estado emocional ou de outra pessoa.

Assim, a pessoa que conta com a inteligência emocional apurada possui melhores habilidades para pensar, sentir e agir de forma consciente. Dessa forma, consegue controlar as emoções e suas atitudes para agir com mais racionalidade nas situações.

Além disso, a inteligência emocional permite que a pessoa construa relações mais saudáveis, compreenda melhor as emoções das outras pessoas. Dessa forma, há a oportunidade de adquirir mais qualidade de vida.

Quais são os pilares da técnica?

A inteligência emocional conta com pilares importantes para a sua prática.  Sendo assim, o presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie) e da Associação Brasileira de Inteligência Emocional (ASbie), Rodrigo Fonseca, classifica cada um desses fundamentos, como:

Percepção das emoções: É necessário conhecer as emoções humanas para agir de forma adequada. Sendo assim, é necessário reconhecer tanto as suas emoções quanto as das pessoas ao redor e identificar a mensagem e os significados;

Autorresponsabilidade: Outra ação importante para a inteligência emocional é assumir a responsabilidade por todas as ações que acontecem na vida. Dessa forma, é preciso reconhecer ser responsável pelo sucesso, fracasso, erros e acertos;

Foco: Se manter sempre focado em todas as atividades executadas é necessário para ter sucesso nas ações. Por isso, atenção aos aspectos positivos das pessoas e situações é essencial;

Gerenciamento das Emoções: Para colocar em prática a inteligência emocional, é preciso conhecer suas reações a cada emoção. Além disso, é importante se policiar para responder aos desafios emocionais da maneira mais adequada possível;

Ação: Para poder enfrentar o medo, tristeza e raiva é preciso agir e se desafiar. Somente dessa forma é possível encontrar o amor e alegria. Além de conseguir os resultados esperados em todos os setores da vida.

Como a inteligência emocional pode contribuir no trabalho?

Como você pôde perceber, a inteligência emocional pode contribuir para identificar com mais precisão suas emoções e as razões para cada uma delas. Dessa forma, você pode utilizar essas informações para habituar seus comportamentos e as reações perante as adversidades.

Por isso, através de ações comportamentais, se torna possível aumentar a capacidade de resiliência e a de se adaptar muito mais rápido às situações adversas. Desta forma, você não desperdiça energia ou tem desgaste emocional com coisas irrelevantes.

Então, os benefícios oferecidos pela inteligência emocional trazem ganhos para os setores pessoais e profissionais da vida. Sendo assim, no ambiente de trabalho é possível diminuir o estresse do dia a dia e aumentar a produtividade durante a rotina. Além disso, melhora o autogerenciamento e a relação com as outras pessoas.

Ainda é uma importante característica alcançada através da inteligência emocional poder se focar na atividade profissional apesar das situações difíceis ou inesperadas.

Leia: Pós-graduação: a escolha que pode mudar sua vida profissional

Quais são os benefícios?

Aprimorar a inteligência emocional traz diversos benefícios para sua carreira. Além de auxiliar na chegada ao tão desejado sucesso profissional. Por isso, entre os benefícios da técnica estão:

  •      Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança;
  •       Comprometimento com metas pessoais e profissionais;
  •       Melhora do relacionamento interpessoal;
  •       Diminuição de conflitos em relacionamentos interpessoais;
  •       Melhor senso de responsabilidade e visão de futuro;
  •       Equilíbrio emocional;
  •       Melhora da comunicação e poder de influência;
  •       Compreensão do sentimento das outras pessoas;
  •       Melhora do senso de responsabilidade;
  •       Realização pessoal, familiar e profissional;
  •       Aumento da qualidade de vida, disposição, vitalidade e bem-estar;
  •       Melhor direcionamento das emoções;
  •       Menor nível de estresse;
  •       Melhora na capacidade de tomar decisões;
  •       Clareza nas ações;
  •       Controle das emoções durante adversidades;

Como utilizar a inteligência emocional no trabalho?

Para você aprimorar a inteligência emocional durante a rotina profissional, é possível seguir algumas dicas. Por isso, logo abaixo disponibilizamos algumas ações que podem contribuir para você conseguir controlar as emoções e melhorar a sua carreira.

Preste atenção aos sentimentos: Parece algo básico, mas é importante estar atento aos seus sentimentos e ao que desperta cada um deles durante a sua rotina. Além disso, é importante se atentar a como você responde a cada emoção no seu ambiente de trabalho. Dessa forma, você pode refletir sobre as questões que o atrapalham durante o trabalho. Então, percebendo seus gatilhos emocionais, pode trabalhar para adaptá-los e melhorar seu desempenho profissional.

Entenda seus pontos positivos e negativos: Como toda pessoa, você conta tanto com pontos positivos quanto negativos. Por isso, é necessário conhecer cada um deles para utilizar essas características da melhor forma durante o trabalho. 

Pense antes de agir: Essa é até um clichê das dicas, mas é a que mais funciona. Então, parar um momento para respirar e refletir antes de agir faz toda diferença em como você vai se comportar profissionalmente.

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