fbpx
Radiologia
Radiologia

7 áreas de atuação da Radiologia que você precisa conhecer

O curso Tecnológico de Radiologia no Centro Universitário Unigran Capital, tem a duração de apenas 3 anos, com o curto tempo dos estudos na graduação a área possui uma rápida inserção no mercado de trabalho, pois é uma categoria que demanda sempre por bons profissionais.

Com o avanço da tecnologia a área ficou ainda mais requisitada no setor da saúde com expansão em outras esferas profissionais. Por isso é importante conhecer o mercado de trabalho e suas diversas possibilidades.

Conheça 7 áreas que um Radiologista pode atuar

Radiologia Intervencionista

Uma especialidade médica que atua realizando procedimentos e intervenções cirúrgicas minimamente invasivas guiadas por imagem.

Exemplos de exames intervencionistas: Angiógrafo, Tomografia Computadorizada​, Radiologia Convencional com Fluoroscopia, Ressonância Magnética, Ultrassonografia

Radiologia Veterinária

A Radiologia veterinária é uma técnica de diagnóstico por imagem, bastante procurada na clínica de pequenos animais. 

Trata-se da aplicação de radiações ionizantes para práticas de diagnóstico de patologias diversas e alguns tipos de terapia.

Radioterapia

Tratamento no qual se utilizam ionizantes (ex: raios-x), para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem atrelado ao tratamento oncológico.

Procedimentos realizados: Braquiterapia, teleterapia e radiocirurgia

Radiologia Forense

Uma área da Radiologia que faz parte da medicina legal e se relaciona com a criminalística e tem como principal objetivo investigar e identificar pessoas ou restos mortais, ajudando a justiça a esclarecer os fatos, seja ela criminosa, acidental ou natural.

O Radiologista Forense pode tornar-se um perito criminal e contribuir na esfera jurídica após concurso.

Radiologia Odontológica

Uma especialidade que tem o objetivo de explorar a arcada dentária com a finalidade de diagnóstico da saúde bucal, sendo auxiliar na identificação de doenças e na elaboração de tratamentos apropriados para cada situação.

A radiologia odontológica é um procedimento fundamental do exame clínico.

Medicina Nuclear

Diferente dos métodos de uso de imagens, a medicina nuclear faz uso de materiais radioativos na realização dos exames com finalidades diagnósticas  terapêuticas. 

Exames utilizados: Cintilografia óssea, gamagrafia com gálio, tomografia por emissão de pósitrons (PET scan) e Gamagrafia de tireoide. 

Radiologia Industrial

Área que não está ligada diretamente à saúde como a maioria. Nesse campo de atuação o profissional utiliza a radiação para identificar possíveis falhas na fabricação de peças, materiais e processos.

Dentre as áreas de atuação dentro da Radiologia Industrial estão: setor alimentício, bebidas, cimenteiras, concreto, embalagens, fertilizantes, metalurgia, mineração, papel e celulose, petrolífero, petroquímico e siderúrgico.

Vantagens de cursar Radiologia na Unigran Capital

Atento ao mercado de trabalho, o Centro Universitário Unigran Capital disponibiliza o melhor em infraestrutura, com equipamentos de Radiologia Geral, Mamografia, Densitometria Óssea, Tomografia Computadorizada, Medicina Nuclear, Radiologia Odontológica e Radioterapia.

O curso de Tecnólogo em Radiologia ampliou o campo de atuação dentre tantas variedades de equipamentos que surgem a cada tempo na área da saúde, além de ter obtido uma valorização na carreira ao operar ferramentas imprescindíveis para a sobrevivência do ser humano.

Hoje há uma crescente demanda de alta qualificação para atender a um mercado de trabalho cada vez mais exigente,  por isso o curso de Tecnólogo em Radiologia é o único em Campo Grande/MS que obteve nota no ENADE, evidenciando a qualidade oferecida, ao formar pessoas com competências e habilidades necessárias para atuar em qualquer âmbito profissional. 

Ao longo de 10 anos, o curso de Radiologia da Unigran Capital já formou 8 turmas, e mais de 60% dos formandos atuando no mercado de trabalho, com histórico de egressos que passaram em concursos públicos, provas específicas em hospitais e até mesmo atuando na agência  nacional de vigilância sanitária, conquistando assim espaços de reconhecimento dentro da profissão.

Vestibular de Inverno – Comece agora

Com duração de seis semestres, o curso de Tecnologia em Radiologia é oferecido no período noturno. Para mais informações clique aqui.

Para ingresso em 2022, a Unigran Capital oferece vagas por meio do Vestibular de inverno que pode ser agendado no site www.unigran.br/campogrande/vestibular, ou ainda com a nota do Enem ou como portador de diploma. Mais informações pelos telefones (67) 3386-3390 ou (67) 99286-8976 (Whatsapp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami