fbpx
Eventos,  Fisioterapia,  Notícias

Evento na Unigran Capital aborda os 50 anos da fisioterapia no Brasil e a formação dos profissionais

Será realizado no dia 14 de agosto, no Centro Universitário Unigran Capital, o IX Fórum de Ensino em Fisioterapia do Mato Grosso do Sul com o tema “50 anos de Fisioterapia no Brasil: Desafios para a formação integral e a valorização profissional”. O evento é aberto a fisioterapeutas, estudantes de fisioterapia, gestores de serviços de saúde, professores da área e demais interessados no assunto.

Faça a sua inscrição!

De acordo com o coordenador do curso de fisioterapia da Unigran Capital, Renato Silva Nacer, o evento tem como objetivo promover o encontro e compartilhamento de experiências dos processos de ensino-aprendizagem dos diferentes atores envolvidos no processo de formação de fisioterapeutas no Estado.

 “Neste ano, a Fisioterapia completa 50 anos de regulamentação e estamos em meio a várias discussões na área do ensino de fisioterapia: como o estágio deve acontecer; qual o papel do supervisor, como formar os profissionais para o mercado de trabalho; como formar os profissionais de forma integral para atender ao Sistema Único de Saúde. Então, é um evento que vai trazer a discussão sobre a qualidade de ensino na Fisioterapia. Isso vem de encontro à proposta da Unigran Capital, que é proporcionar um ensino de qualidade. Vamos unir uma discussão sobre o ensino de fisioterapia na instituição que tem como premissa, a qualidade de ensino”, explica Nacer.

O evento será realizado pela Seção Estadual de Mato Grosso do Sul da Associação Brasileira de Fisioterapia (Abenfisio) em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de MS (Crefito-13). Haverá certificado com carga horária de 5 horas.

A primeira palestra será sobre a formação de profissionais da área da saúde na modalidade de Ensino a Distância (EAD).  “Estamos em um momento em que é discutido o Ensino a Distância na área da saúde. O que nós da Abenfisio, e eu como presidente do Crefito, acho um retrocesso, principalmente, quando se trata de educação na área da saúde. Lidamos com pessoas e depende desse contato com os profissionais”, destaca o professor.

Neste ano, no dia 13 de outubro, as profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional completarão 50 anos de regulamentação, celebrado devido à publicação, em 1969, do Decreto-Lei nº 938.

Inscrições

Para participar, é necessário fazer a inscrição no site. Os valores são de R$ 5 para estudante de graduação e R$ 15 para estudante de pós-graduação, docentes, coordenadores de cursos e demais profissionais. O pagamento deverá ser feito no momento do evento e será necessário comprovar a categoria a que pertence.

Os profissionais e estudantes associados à Abenfisio ou inscritos no Congresso Brasileiro da Abenfisio – 2019 estão isentos da taxa de inscrição. Os sócios adimplentes deverão usar o cupom de desconto “ASSOCIADO” para poder se inscrever.

Programação

17h – credenciamento e abertura com apresentação cultural

18h – abertura: Gisele Abreu (coordenadora Abenfisio MS) e Renato Nacer (coordenador do curso de fisioterapia da Unigran Capital e presidente do Crefito-13)

18h30 – palestra: Reflexões sobre os riscos da formação na modalidade EaD e os desafios da Abenfisio e Crefito’s diante do cenário atual da  educação brasileira com Rodrigo Amorim (presidente do Crefito-14/Piauí)

20h – palestra: Democracia e saúde: Os desafios para formação integral do fisioterapeuta no contexto do SUS com Laís Souza (membro da Abenfisio Nacional)

21h – Mesa redonda: Estágio curricular supervisionado: O papel das associações na formação acadêmica e valorização profissional.

Serviço

Centro Universitário Unigran Capital – Rua Abrão Júlio Rahe, 325 – Centro

Horário: 17h às 21h

Faça a sua inscrição ou pessoalmente na abertura do evento

Carga horária: 5 horas

Contato: (67) 3389-3389

Saiba mais sobre os cursos de graduação e pós-graduação da Unigran Capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami