fbpx
Educação Física

Curso de Educação Física realizou avaliação física em parceria com a Polícia Militar

Em parceria com a Polícia Militar o Centro Universitário Unigran Capital realizou uma palestra desenvolvida pelos docentes com o Batalhão de choque especializada em treinamento na área de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), para orientar, conscientizar e dar subsídios para que o treinamento militar seja mais eficiente, e fortalecer as práticas profissionais que os acadêmicos aprendem em sala de aula com as avaliações físicas.

Os acadêmicos de Educação Física Bacharelado do 5º e 7º semestre organizaram a avaliação física com os militares que participam do treinamento de Patamo, os testes executados foram o de estratificação de risco, avaliação da pressão arterial, composição corporal, dois testes de força e um teste de mobilidade, o professor Me. Geovany Bisol explica que o objetivo dos testes é de prevenção. “Esses testes indicam uma condição prévia sobre um risco de lesão para uma prevenção antes mesmo do treinamento, após feitos, esses testes são enviados ao comando do choque para avaliação das condições,” destaca o professor.

Quando diferentes substâncias são liberadas na corrente sanguínea, e o indivíduo desenvolve um treinamento acima do limite, sem fazer uma hidratação correta, pode desencadear um transtorno no organismo chamado rabdomiólise caracterizada pela destruição das fibras musculares, a professora e coordenadora do curso de Educação Física, Pro. Me. Ediméa Pacheco explica que os testes feitos são necessários para avaliar um possível transtorno e que os bacharéis em formação devem saber avaliar de maneira correta. “A rabdomiólise é um grande problema de saúde pública que vem se agravando com o uso de anabolizantes, mas nossos acadêmicos estão sendo conscientizados sobre o assunto e preparados para avaliar os casos, assim como os testes feitos nos militares,” alerta a coordenadora.

Avaliações iniciais do curso de formação do batalhão de choque na área de Patamo, bem como nas demais situações que a doutrina de emprego da tropa de choque exija é importante para conscientização sobre o treinamento físico quando pois quando não aplicado da maneira correta pode gerar consequências graves chegando até ao óbito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami