fbpx
Design de Interiores

Curso de Design de Interiores é aprovado pelo CREA-MS

Agora o curso de Design de Interiores do Centro Universitário Unigran Capital faz parte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS), a lei que regulamenta a profissão está em vigor desde 2016, reconhecendo em todo o território nacional a profissão de Designer de Interiores e Ambientes.

A aprovação ocorreu durante uma sessão plenária do Crea-MS, na cidade de Dourados, na ocasião foram aprovados os três cursos de Design de Interiores da Unigran Educacional: curso presencial e EAD da Unigran Dourados e o curso presencial da Unigran Capital.

Segundo a coordenadora do curso de Design de Interiores da Unigran Capital, Prof. Me. Ana Carla Porto Fiirst, a efetivação do registro está atrelada à regulamentação da entidade de ensino no Conselho, ou seja, a Instituição de Ensino precisa estar aprovada junto ao Conselho, o que ocorreu com os cursos de Design da Unigran. “Isso representa uma grande vitória para a nossa profissão e para os nossos acadêmicos, e a partir de agora, nossos egressos podem se registrar no CREA MS”, destaca a coordenadora.

Existem cerca de 55 mil designers de interiores no Brasil, segundo o guia de carreiras, que contando com o apoio da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), associação representativa da classe, que vem percorrendo um longo caminho em busca dos direitos da profissão. 

Com essa novidade, os profissionais com graduação (tecnólogo ou bacharel) em Design de Interiores podem se registrar no CREA. A inserção está acontecendo por estado, chegando em Mato Grosso do Sul no final do ano passado. A profissão agora é regulamentada por Lei e o CREA MS fiscalizará o exercício profissional, conferindo legitimidade às atividades dos profissionais. 

O maior impacto, é que essa novidade permitirá aos designers a emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), o que confere controle e segurança aos trabalhos realizados. O registro de todos os projetos no CREA por meio da ART permite a composição do seu Acervo Técnico, importante também em termos de direitos autorais.

Em 2019 o curso foi aprovado com nota 4 pelo MEC – Leia mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami