Benchmarking: tenha melhores práticas de gestão
Benchmarking é uma técnica que consiste em acompanhar processos de organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas.
É um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva. Em outras palavras, é a busca pelas melhores práticas que conduzem uma empresa à maximização da performance empresarial.
Benchmarking é um processo de estudo de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu empreendimento. Entre seus benefícios estão a redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro.
O que é Benchmarking?
O Benchmarking é uma das mais antigas ferramentas de gestão. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. Isto é feito de duas maneiras:
1 – Identificando resultados excelentes, geralmente mensurados através de métricas ou indicadores. Tais resultados servem de estímulo para os esforços de melhoria e dão uma garantia de que, através de esforços inteligentes, tais resultados poderão ser igualados.
2 – Identificando as chamadas melhores práticas que, geralmente com alguma adaptação à cultura e às peculiaridades da organização, podem servir de referência para uma mudança que leve a melhores resultados.
O objetivo principal de se fazer benchmarking é implementar mudanças que levem a melhorias significativas nos produtos e processos da organização e, consequentemente, nos seus resultados. Qualquer organização, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, de qualquer setor ou porte pode utilizar o Benchmarking para entender e melhorar os seus processos.
O benchmarking é uma das formas mais eficazes de se estabelecer metas e tem um efeito motivacional muito grande junto às equipes.
Processo de Benchmarking
O processo de Benchmarking tem, em geral, 5 partes: planejamento, coleta de dados, análise, adaptação e implementação. Mas a metodologia, mais detalhada por CAMP (1998) apresenta as seguintes etapas:
1. Identificar os marcos de referência;
2. Identificar empresas comparativas;
3. Definir método e coletar os dados;
4. Determinar a lacuna de desempenho;
5. Projetar níveis de desempenho futuro;
6. Comunicar descoberta dos marcos de referência e obter aceitação;
7. Estabelecer metas funcionais;
8. Desenvolver plano de ação;
9. Implementar ações específicas e monitorar progresso;
10. Recalibrar marcos de referência.
Como organizar um Benchmarking?
Os métodos para aplicar qualquer um dos exemplos de benchmarking pode variar, pois é interessante adaptá-lo para a realidade da sua empresa. De maneira geral, o processo vai envolver:
- Escolher o tema de análise do benchmarking;
- Determinar o processo a ser analisado dentro do tema;
- Separar as métricas internas que serão analisadas;
- Reunir os resultados dessas métricas em um determinado período para comparação;
- Comparar e tentar identificar as possíveis causas das diferenças;
- Estabelecer metas para melhorar os resultados do processo interno;
- Repassar para a equipe os novos objetivos e processos de melhoria;
- Colocar em práticas as decisões estabelecidas;
- Fazer um novo relatório para analisar os resultados obtidos.
7 exemplos de Benchmarking na prática
O processo de benchmarking pode estar associado a melhoria em diversas áreas da empresa. Veja a seguir os exemplos de benchmarking que podem ocorrer para manter a melhoria contínua.
1- Finanças: Uma área crucial de toda empresa, esse exemplo de benchmarking pode acontecer comparando os indicadores financeiros com o desempenho geral da indústria através de relatórios de provedores de pesquisa de mercado.
2- Marketing: Outro exemplo de benchmarking é quando uma empresa precisa melhorar o nível de satisfação do cliente. Para isso, conta com um consultor de marketing especializado para orientar melhorias de acordo com as tendências mais usadas no setor e pela concorrência.
Aprenda a organizar o processo de marketing e suas etapas dentro da sua empresa. Essa análise também pode ajudar a identificar oportunidades de benchmarking.
3- Atualização de processos: Uma empresa de telemarketing busca aprimorar seus métodos para atender mais clientes, comparando referências de práticas mais usadas no setor atualmente.
4- Prestação de serviços: Uma loja virtual compara seu desempenho em relação ao prazo de entrega com seus principais concorrentes do setor.
5- Desenvolvimento: Uma empresa de mídia faz um exemplo de benchmarking quando compartilha os dados sobre o uso do seu serviço comparado com outras soluções da área.
6- Desempenho e produtividade: Uma empresa deseja implementar ferramentas de automação e busca a orientação de um consultor experiente na área para estudar as perspectivas de aumento da produtividade e o resultado de outras empresas do setor.
7- Práticas governamentais: Países e até mesmo estados podem trocar referências de boas práticas relacionadas a diversas áreas da gestão que podem contribuir para melhorar saúde, transporte, agricultura, etc.
Os exemplos de benchmarking são diversos e muito ricos para fortalecer a melhoria contínua nas empresas.
É importante olhar para fora e estudar o mercado para desenvolver um negócio não só lucrativo, mas que gera oportunidade para os profissionais da equipe se desenvolverem.
Dicas finais
- Para colocar tudo o que explicamos acima em prática, você pode seguir algumas etapas:
- Estude a sua própria empresa e defina quais processos ou práticas você quer melhorar;
- Pergunte a seus clientes quais processos dentro da sua empresa eles consideram que podem ser melhorados;
- Você precisa identificar quais deles são cruciais para o sucesso em seu nicho de mercado ou quais você sente que realmente precisa de melhorias;
- Defina os tipos de benchmarking que você usará;
- Pesquise empresas que possam ter passado pelo mesmo desafio ou que são referência no processo que você deseja aperfeiçoar;
- Em casos que envolvem entrevistas ou conversas, seja claro: aborde as pessoas com a sua intenção e o que você busca;
- Deixe claro os motivos pelo qual escolheu a empresa;
- Invista no networking e diga qual expertise você possui como moeda de troca. Construa relações duradouras, pois você irá precisar de mais de uma conversa;
- Obtenha os dados para análise;
- Finalmente, compare e analise as informações coletadas.
A partir disso, busque detectar pontos altos e baixos e estabeleça planos de ação para executar as melhorias.
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