fbpx
Notícias

Atleta da Unigran Capital conquista 4 medalhas em competição nos Estados Unidos

Carlos Alberto Rezende, mais conhecido como Professor Carlão, de 54 anos, ganhou 4 medalhas na competição Transplant Games of America (TGA), em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos. O TGA é uma competição de atletismo exclusivo para atletas transplantados que aconteceu entre os dias 2 e 7 de agosto.

Na primeira vez que competiu nos jogos dos EUA, Carlão ganhou bronze nas modalidades de arremesso de peso, corrida de 400m e corrida de 5 km na rua. Na corrida de 800 metros ele ganhou a medalha de prata.

Além de atleta, Carlão também é acadêmico de Biomedicina na Unigran Capital. Segundo ele, o interesse pelo curso surgiu depois de ser diagnosticado com Aplasia Medular Severa, em fevereiro de 2015. “Já sou professor de biologia há 35 anos, mas decidi fazer Biomedicina porque eu queria estudar a área mais profundamente”, afirma.

Quando mais novo, Carlão já havia praticado atletismo, mas o interesse ressurgiu depois do transplante. Ao longo de sua preparação como atleta, entrou em um grupo nacional de atletas transplantados. Em todo o Brasil, ele é o único sul-mato-grossense da equipe. “Após o meu retorno da cirurgia do transplante, eu voltei para as atividades esportivas e hoje eu sou atleta brasileiro transplantado do atletismo”, comenta.

O treinamento do atleta é intensivo e conta com a ajuda de profissionais voluntários para sua preparação. “Dou aula de Biologia todas as manhãs, aqui em Campo Grande ou em Dourados, treino na hora do almoço todos os dias, faço a parte de musculação com um educador físico e fisioterapeuta. Todo o processo é com pessoas que me ajudam. No final da tarde eu vou para o centro olímpico Vila Nasser e lá também treino com voluntários. Todo o treinamento da cerca de 3 horas, já saio do treino e corro para as aulas da faculdade no período da noite e assim vou me ajeitando”, completou.

Instituto Sangue Bom

Depois de passar pelo processo do transplante, Carlão percebeu a importância das doações na área da saúde. O Projeto Sangue Bom nasceu da vontade de ajudar e conscientizar a população sobre a doação de sangue, medula e órgãos.

O instituto possui projetos que visam mobilizar a sociedade e promover o engajamento nas causas relacionadas à doação de vida, com isso, promovem palestras gratuitas e campanhas na área de saúde, cultura e esporte.

“A ideia é realmente mostrar para as pessoas que existe vida após o transplante, que as vezes a adversidade pode ser o ponto de partida para a melhoria, não deixar de lutar ou desistir. Ganhar ou perder é fazer parte do jogo, o importante é não deixar de lutar. Por isso continuo dando aula, sou acadêmico de biomedicina, tenho meu instituto, me tornei atleta e quero ainda mais coisas”, finaliza.

Doações

Em outubro, o atleta pretende participar dos Jogos Latinoamericanos, na Argentina, também voltado para pessoas que realizaram transplantes. Para competir, Carlão necessita de doações para custear as viagens e competições. A faculdade Unigran Capital se dispôs a ajudar seu acadêmico nos próximos jogos e, pessoas interessadas em doar qualquer quantia ou ajudar de outra forma, poderão entrar em contato na Unigran Capital pelo número (67) 9176-0065 ou com o próprio atleta (67) 9214-1977.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami