fbpx
Afinal, vale a pena fazer um teste vocacional?
Carreiras

Afinal, vale a pena fazer um teste vocacional?

Escolher a profissão certa não é tão fácil quanto parece. Em tese, basta escolher o curso que temos afinidade, certo? O problema é quando não temos ideia do que gostamos e desejamos para o futuro. Nesses momentos de incerteza, toda ajuda é bem-vinda e, para escolher a carreira certa, um teste vocacional entra como uma poderosa ferramenta de apoio.

Decidir o curso superior e, teoricamente, a profissão que exercerá pelo resto da vida é a decisão mais difícil que um adolescente deve tomar, afinal, como saber o que quer aos 18 ou 20 anos? São muitas variáveis — curso, faculdade, valores e a expectativa dessa nova fase. Todas essas possibilidades geram dúvidas e inseguranças.

Se você está nesse momento da vida e não tem ideia de como escolher a profissão ideal, saiba que veio ao lugar certo. Neste artigo, explicaremos tudo que você precisa saber sobre o teste vocacional e como ele pode ajudar. Confira!

O que é e para que serve o teste vocacional?

A palavra vocação significa uma inclinação natural do indivíduo para exercer uma determinada profissão baseada em suas aptidões e interesses. O teste vocacional serve para avaliar essas habilidades auxiliando na escolha profissional.

Basicamente, são perguntas e respostas que analisam e traçam um perfil psicológico, associando-o às carreiras que possa haver compatibilidade.

O teste vocacional age em conjunto com o autoconhecimento — que é a chave para definir sua vocação profissional — e, conhecendo suas expectativas e motivações pessoais, é possível traçar um perfil mais exato.

Como ele funciona?

A escolha profissional é influenciada por vários fatores, desde os pessoais até os externos — opinião dos pais, amigos e meio social — e, ao se deparar com o leque de cursos oferecidos nas faculdades, o estudante pode facilmente ser induzido ao erro.

Ao realizar o teste vocacional, o indivíduo responderá algumas perguntas, com o intuito de analisar traços psicológicos, personalidade, preferências pessoais, habilidades e intenções gerais. Os resultados desses dados definem um perfil específico, que pode ser:

  • realista;
  • investigativo;
  • artístico;
  • social;
  • empreendedor;
  • convencional.

Definindo a área de afinidade, são apresentadas opções de profissões compatíveis, em que o estudante apresentará maior facilidade de ser bem-sucedido.

Como fazer um teste vocacional?

O teste vocacional pode ser realizado de duas formas: online, em sites específicos, ou com um psicólogo. Abaixo, falaremos um pouco sobre cada um:

Online

Vários sites e blogs oferecem testes vocacionais gratuitos que se baseiam em perguntas no estilo “quais suas matérias preferidas na escola” ou “em que ambientes você se sente mais confortável”. Dessa forma, é reconhecido um perfil de respostas.

No entanto, é preciso lembrar que esses testes fornecem opções de cursos que podem ser compatíveis, mas nada aprofundado, pois as perguntas são generalizadas e servem apenas para o estudante se basear em alguma área de atuação.

Por exemplo, se você demonstrar em suas respostas um perfil investigativo, receberá várias opções de cursos compatíveis, como Biomedicina ou Psicologia. Caso você mostre um perfil convencional, provavelmente, os cursos apresentados serão das áreas de Administração ou Contabilidade.

De qualquer forma, você poderá filtrar e ter uma ideia do que procurar. Porém, lembre-se de levar sua vontade em consideração — o teste não é um veredito, e sim um complemento.

Com um psicólogo

O psicólogo é o profissional mais competente para a realização desse teste. Ele possui, além das habilidades adquiridas durante a formação, facilidade para identificar vários tipos de personalidade. Esse profissional, além do teste, poderá auxiliar em uma orientação vocacional mais detalhada.

As consultas podem variar de acordo com a abordagem de cada psicólogo, e as avaliações podem ser individuais ou em grupos. No teste, o profissional avaliará habilidades de raciocínio e facilidades pessoais associadas a entrevistas e questionários de personalidade para, assim, chegar a um diagnóstico final.

Realizar o teste com um psicólogo pode ajudar estudantes que têm não apenas dúvidas em relação à carreira, mas também sobre personalidade. Caso seja o que você precisa e não pode pagar uma consulta particular, muitas universidades que oferecem o curso de Psicologia proporcionam esse atendimento de forma gratuita para a população, vale a pena conferir.

Que benefícios um teste vocacional pode proporcionar?

O teste vocacional permite que a pessoa conheça a si mesma e tenha mais clareza e segurança ao decidir sua vocação profissional, dessa forma, ela pode ser mais efetiva e coerente com sua escolha.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é a chave, não apenas para a escolha vocacional, mas para qualquer decisão na vida. Entender quais são suas motivações, limitações e qualidades permite que você seja mais seguro ao fazer escolhas.

Um teste vocacional possibilita essa descoberta, e, assim, você pode escolher com segurança o curso que combina com sua personalidade e ainda definir a melhor faculdade para ingressar.

Percepção de novas possibilidades de carreiras

A maioria dos jovens, nesse momento da vida, se baseiam na escolha dos pais, amigos ou cursos da moda — e essa não é a melhor forma de se decidir pelo curso superior. Esse teste fornece opções que o estudante ainda não conhecia, podendo descobrir afinidade por um curso do qual nem imaginava gostar.

Precisão na escolha

O principal problema ao escolher a profissão, sem dúvida, é a insegurança e o medo da decisão errada. Ao passar pelas etapas do teste vocacional, o estudante adquire a percepção daquilo que ele realmente prefere, podendo escolher de maneira confiante o melhor para o seu futuro.

Alinhamento das expectativas profissionais

Uma das dicas para escolher a carreira certa é se familiarizar com o dia a dia da profissão, no entanto, não dá para conhecer todas, não é mesmo? O teste vocacional filtra as escolhas que são mais coerentes com seu perfil. Dessa maneira, é possível pesquisar e conhecer os profissionais do ramo e adquirir mais clareza sobre suas afinidades.

O teste vocacional realmente funciona?

A finalidade do teste é auxiliar em um momento decisivo de escolha profissional, e ele cumpre bem o seu propósito. No entanto, é preciso ressaltar que, para ele ser efetivo, não basta responder de forma afobada e ansiosa.

Ao fazer o teste, sente em um local tranquilo — caso faça online — e pense em suas respostas. Assinale com o que você realmente se identifica e, principalmente, seja sincero, só assim você receberá um resultado coerente.

É preciso ressaltar que apenas o teste vocacional não é suficiente para definir sua escolha. Leve sempre em consideração sua vontade, seus sonhos de vida e, acima de tudo, se essa profissão o fará feliz a longo prazo.

Definir o futuro não precisa ser uma tarefa árdua, e um teste vocacional é uma ferramenta valiosa que pode ajudar nesse momento, seja ele online ou com a ajuda de um profissional. Tenha sempre em mente que a vida é um aprendizado, portanto, se não der certo, você pode tentar novamente. Sua escolha profissional deve refletir quem você é e, principalmente, trazer realização para sua vida.

Viu como vale a pena fazer um teste vocacional? Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos que também estão nessa fase o quanto o teste pode ajudá-los!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami