Unigran Capital realiza a primeira Feira de Nutrição Vegana
30 milhões de brasileiros se declaram vegetariano ou vegano, e o nutricionista tem papel fundamental para auxiliar a transição segura ao veganismo
Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE (2018), a pedido da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), aproximadamente 30 milhões de brasileiros se declararam vegetarianos e esse número representa 15% da população e é o terceiro maior do mundo, atrás apenas da Índia e da China. As regiões metropolitanas tiveram aumento considerável no número de adeptos ao vegetarianismo e veganismo
O veganismo vem ganhando cada vez mais notoriedade, devido a procura por estilos de vida mais saudáveis e maior entendimento das consequências da exploração animal com preferência por opções mais sustentáveis. Por isso, o curso de Nutrição do Centro Universitário Unigran Capital apresenta a primeira edição da Feira de Nutrição Vegana com mais de 25 expositores, nos dias 03 e 04 de novembro às 18h até às 22h, além de um curso prático de culinária 100% vegetal com e-book de receitas e fichas técnicas.
Entre os expositores a feira conta com: Mesa Brasil (Sesc), Empório Veg On, Cru Sem Disfarces, Empório Viver do Bem, Veglícia, Ateliê Bio entre outros. Para coordenadora do curso de Nutrição da Unigran Capital, Prof.ª Dra. Jeniffer Michelline de Oliveira Custódio a Feira acontece em comemoração ao dia Mundial do Veganismo, (01/11) e para difundir ainda mais o assunto no meio acadêmico e social. “Apesar de ainda ser uma minoria, o número de vegetarianos no Brasil vem crescendo nos últimos anos, esse crescimento pode ser explicado pelo aumento do consumo de produtos vegetais, que são considerados mais saudáveis, e pelo maior número de pessoas que se preocupam com os animais”, explica.
O evento ainda conta com um curso de culinária 100% vegetal com a profissional da área da nutrição vegetariana Idalene Rocha em parceria com a Nutrição Atenta, o curso de graduação de nutrição e pós-graduação da Unigran Capital. No curso o público aprenderá em dois módulos diferentes, a fazer a preparação do leite vegano, feito à base de sementes e a montar um cardápio de café da manhã também vegano. O curso é 100% prático e disponibilizará certificado digital e um e-book exclusivo com as receitas e fichas técnicas de preparo.
Inscrições: 67 98116-2190 – Idalene Rocha (Nutricionista).
Local: Unigran Capital – Abrão Julio Rahe, 325.
Nutrição Vegetariana e Vegana
Em 2012, apenas 8% dos moradores das grandes metrópoles se declararam vegetarianos. Em 2018, esse número cresceu para 16%, uma média superior à nacional. No Brasil, estima-se que 4% da população brasileira, cerca de 7,6 milhões de pessoas, seja de vegetarianos e muitos deles veganos. Dados do Instituto Ipsos reforçam que 28% dos brasileiros têm procurado comer menos carne. A nutrição vegetariana vêm ganhando expressivos adeptos, principalmente pelo consumo prioritariamente de leguminosas, grãos, legumes e verduras.
Nesse sentido, o nutricionista tem papel fundamental para auxiliar a transição segura ao veganismo, pois ao mudarmos nossa alimentação, a depender da vertente adotada, muitos alimentos acabam sendo excluídos da dieta: este é o senso comum errôneo de que o veganismo apenas contempla a retirada dos alimentos e não a inclusão. Sabemos que uma das preocupações mais comuns de quem segue uma dieta vegana é a de que pode existir falta de nutrientes, em especial as proteínas. Por isso no cardápio diário deve se incluir leguminosas como soja, ervilha, grão de bico, feijão, lentilha, ainda verduras, frutas, tubérculos, grãos integrais como aveia, chia, linhaça, quinoa e também as oleaginosas.
Segundo definição da Vegan Society, o veganismo é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo. Atualmente existe a difusão maciça nas redes sociais, seja por razões de saúde ou por ideais como a causa de proteção animal.
No entanto, adotar esse estilo de vida nem sempre é fácil. Em geral, as pessoas vegetarianas enfrentam dificuldades para encontrar alimentos que atendam às suas necessidades nutricionais e para conviver com as pessoas que não compartilham do mesmo estilo de vida, por isso a Feira traz propostas interessantes de fornecedores na esfera vegana e vegetariana.
Nutrição na Unigran Capital
O Centro Universitário Unigran Capital trouxe novas perspectivas em atender a demanda de acadêmicos, com um curso que possui um corpo docente com qualificação em diferentes áreas da Nutrição, acima de tudo ampliando o conhecimento do aluno e visualização do mercado de trabalho.
A estrutura é moderna e equipada para atender as aulas práticas e projetos de extensão. O acadêmico desde o primeiro ano participa dos projetos de extensão – clique aqui e saiba mais – mantendo o contato com a população e vivenciando na prática o conhecimento da Nutrição.
A Unigran Capital possui a Clínica Escola de Nutrição na qual o aluno realiza seu estágio supervisionado em nutrição clínica.
INSCREVA-SE: unigran.br/campogrande/vestibular