Unigran Capital

Psicologia da Unigran Capital, realizou testes

Parceria com a Fundesporte viabiliza participação de jovens nas paralimpíadas Nacionais

O ensino como parte integrante e ativa na construção de uma sociedade mais inclusiva. É assim que o Centro Universitário Unigran Capital pensa a sua forma de fazer educação e é por isso que o curso de Psicologia juntamente com o Núcleo de Psicologia (NPU), que é a clínica modelo da instituição, realizaram de forma gratuita, testes para comprovar a coeficiência intelectual abaixo de 75% em nove paratletas que iriam participar das Paralimpíadas Nacionais Escolares 2021, que aconteceu na cidade de São Paulo/SP, de 24 a 26 de novembro. 

O pedido, realizado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), chegou através da coordenadora do curso de Educação Física da Unigran Capital, Profª. Me. Edméia Pacheco e foi logo atendido pelo curso de Psicologia que entendeu a grandeza da demanda, ao mesmo tempo que percebeu o quanto isto iria agregar para os alunos em fase de estágio. O teste requer profissionais especializados e uma análise minuciosa, o que coloca a Unigran Capital como referência em avaliação psicológica. “Esse teste é de padrão internacional e tem um custo expressivo. Como aqui essas ferramentas são conteúdos para os nossos alunos, nós conseguimos atender essa demanda através dos estudantes, que realizaram todos os procedimentos sendo supervisionados por nós, professores”, explica a Profª. Dra. Jucimara Zacarias Martins Silveira.

O teste era de suma importância para que os paratletas pudessem participar da competição, já que ele é o laudo que comprova o déficit dos participantes. “Oferecer este tipo de prestação de serviço psicológico para a comunidade enriquece a formação oportunizando uma vivência prática aos estagiários envolvidos”, fala ela, que continua, “os instrumentos solicitados no Regulamento do evento são considerados padrão-ouro na avaliação da inteligência internacionalmente. São conteúdos que fazem parte das ementas e ministrados nas disciplinas na área da Avaliação Psicológica e com atuação prática supervisionada nos Estágios Específicos. O que demonstra o compromisso ético, científico e profissional na formação oferecida no curso de Psicologia na Unigran Capital”, explica a professora.

Os alunos que aplicaram os testes sob a supervisão dos professores estão no décimo semestre do curso e estagiando no Núcleo de Psicologia da Unigran Capital (NPU), que oferece atendimento a comunidade através de atividades vinculadas às práticas supervisionadas, psicodiagnósticos, avaliação pericial, psicoterapias e aconselhamento psicológicos. “É muito satisfatório acompanhar as demandas de atendimentos que chegam no Núcleo de Psicologia da Unigran Capital. As Paralimpíadas Nacionais Escolares 2021, trás a oportunidade aos nossos acadêmicos estagiários de realizar um trabalho social de suma importância, prestar atendimento gratuito aos jovens atuantes no esporte. Através da avaliação individual, contribuímos aos paratletas a liberação na participação dos jogos como também para uma futura estimulação cognitiva aos atletas”, fala a Gestora do Núcleo de Psicologia, Jeniffer Karoline Reis dos Santos.  

Para a aluna Thalia Gonçalves, a iniciativa traz muito mais do que conhecimento prático e teórico, ela traz transformação para a vida de todos os envolvidos. “Foi um privilégio poder participar desse processo que contribuiu para que estes adolescentes tivessem acesso às Paralimpíadas Nacionais Escolares. Só de ver a família e esses pequenos jovens todos engajados, é mais que gratificante.” 

O atendimento realizado pelo curso de Psicologia da Unigran Capital rendeu muitos elogios e um ofício de agradecimento enviado pela Fundesporte. “Expressando nossos cumprimentos pela excelência do trabalho educacional universitário desenvolvido pela UNIGRAN Capital, de extraordinária importância social para o Estado de Mato Grosso do Sul”, começa o documento, “a Ação Parceira Institucional contribuiu decisivamente para ampliação da abrangência dos serviços prestados pelo desporto à sociedade em benefício direto à classe das pessoas com deficiências, frente ao importante evento nacional.”

O CURSO 

O curso de Psicologia da Unigran Capital completou neste mês de novembro, 10 anos de existência. O curso foi autorizado pela portaria 466 de 22 de novembro de 2011, publicada no dia 24 de novembro do mesmo ano. E apesar de ter apenas 10 anos, é considerado o maior e o melhor curso de Psicologia do estado de Mato Grosso do Sul. Tudo isso porque o foco é formar profissionais preparados para a vida e o mercado de trabalho sul-mato-grossense. De acordo com o MEC/IDD o curso de Psicologia da Unigran Capital é o que mais transforma a vida das pessoas. 

O momento é seu! Nosso vestibular 2022 já está com as inscrições abertas. Para se inscrever é só clicar aqui. 

Bitnami