fbpx
gastronomia funcional e orgânica
Pós-graduação

Unigran Capital inaugura primeira pós em Gastronomia Funcional e Orgânica de MS

Cada vez mais as pessoas se preocupam com uma melhor qualidade de vida. Não dá para associar uma rotina mais leve e saudável sem combiná-la com uma alimentação funcional e orgânica. É por esse motivo que a preferência pela gastronomia funcional tem crescido cada vez mais, ganhando destaque e adeptos em todo o Brasil.

Pensando nisso, a Unigran Capital, em parceria com o Território Lab, abre a primeira pós-graduação em Gastronomia Funcional e Orgânica de Mato Grosso do Sul. Então, se você é chef de cozinha, proprietário de restaurante, nutricionista, cozinheiro nas horas vagas ou simplesmente ama a culinária saudável e funcional, esta pós é para você!

Com aulas práticas, a pós proporciona a vivência teórico-conceitual e prática do universo da Gastronomia Funcional e Orgânica, assim como suas possibilidades de atuação na formação de profissionais líderes dentro do mercado gastronômico.

O que é gastronomia funcional e orgânica?

Na gastronomia funcional, os ingredientes são orgânicos, biodinâmicos ou de agricultura familiar. Ingredientes que, além de nutrir e atender às necessidades básicas de alimentação, também produzem efeitos metabólicos e fisiológicos em prol da saúde. A pós na área ensina a melhoria dos orgânicos de modo a promover saúde, inclusive com potencial preventivo.

Os restaurantes funcionais, com comidas orgânicas e que combinam saúde e sabor, já são uma realidade nas principais capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e vem crescendo cada vez mais.

A pós, além de desenvolver competências técnicas, também fomenta o empreendedorismo e habilidades de gestão no pós-graduando. Desta forma, colabora com a melhoria dos processos e promoção da saúde e qualidade de vida.

Corpo docente

O curso de pós-graduação da Unigran Capital traz renomados chefs, de âmbito nacional, para Campo Grande.

  • Renato Caleffi: Primeiro chef de gastronomia funcional do país, chef executivo e sócio-proprietário do Le Manjue. Também é professor, pesquisador, pioneiro na gestão e consultoria em alimentos orgânicos e referência nacional em gastronomia funcional orgânica.
  • Neka Menna Barreto: Com mais de 30 anos de experiência, comanda a Neka Gastronomias, uma das maiores empresas de alta gastronomia do país, responsável pelo cardápio de centenas de festas todos os anos.
  • André Nutrichef: Renomado nutricionista e chefe de cozinha, especialista em Nutrição Clínica Funcional. Ministra workshops e palestras no Brasil e Paraguai abordando as temáticas gastronomia e nutrição, utilizando a culinária como uma ferramenta educativa estimulando a adoção de hábitos saudáveis.
  • Paulo Machado: Vencedor do 1º Concurso UAM & Colavita, de Cozinha Italiana, atuou como supervisor de pesquisas do primeiro Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira do país. Leciona em várias Universidades Nacionais e Internacionais, bem como no curso para Capacitação de Jovens Cozinheiros: Gastromotiva em São Paulo.
  • Nadia Campeotto: Fisioterapeuta de formação com curso técnico em nutrição e dietética, pós graduada em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e R.P.Gista . Atuou profissionalmente na Itália por 7 anos onde se especializou em Gastronomia Funcional e Vegetariana.
  • Fabiano Gregório: Especialista em cozinha brasileira vegetariana e vegana, alimentação orgânica, agroecológica e local. Possui como foco a gastronomia brasileira de raiz, cozinha do mar, italiana e vegetariana asiática.

Aulas que preparam para o mercado profissional

As aulas práticas do curso serão realizadas no Território Lab, um espaço de gastronomia colaborativa com infraestrutura ampla e completa. A cozinha do Território Lab é o local onde podem-se realizar diferentes tipos de experiências, unindo os mais diversos tipos de cultura e temperos.

Algumas disciplinas

  • Cardápios funcionais com enfoque em dietas específicas;
  • Composição, química e análise sensorial dos alimentos;
  • Confeitaria e panificação sem glúten e sem lácteos;
  • Cozinha plant-based, vegetariana, vegana e saudável;
  • Gastronomia Funcional e Orgânica: Cozinha da Longevidade;
  • Gestão e empreendedorismo em gastronomia e;
  • Plantas medicinais, ervas, especiarias, PANCs e fitoterapia aplicada.

Se você é um profissional da área que busca uma atualização profissional em uma instituição de qualidade e quer se manter atualizado ou se você é profissional de outra área, mas possui interesse na culinária saudável e funcional, inscreva-se em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami