fbpx
Administração

SEMPREE estabelece conexão entre a realidade acadêmica e a de mercado

Na última semana, entre os dias 17 e 20, aconteceu a Semana de Empreendedorismo da Unigran Capital. O evento reuniu acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis, empreendedores e público em geral para talk-shows, palestras e bate-papo com profissionais da área.

De acordo com o professor do curso de Administração, Fabiano Dotto, o SEMPREE foi criado com a proposta de integrar as práticas de mercado com as práticas de ensino da faculdade. “Era realmente difícil fazer com que o aluno visualizasse toda a teoria de sala de aula apenas com os exemplos que os professores apresentavam, dinâmicas ou visitas técnicas. Eles estavam realmente carentes de um ambiente, e nós criamos esse ambiente, para que eles pudessem interagir com empreendedores que estão atuando aqui em Campo Grande”, afirmou.

Segundo o professor de Ciências Contábeis, Hugo Santana, o curso de contábeis aborda, desde o segundo semestre o assunto de empreendedorismo para os acadêmicos. “O projeto pedagógico do curso de Contábeis aqui da Unigran tem uma preocupação com o empreendedorismo, inclusive temos uma disciplina específica do empreendedorismo administrada no segundo semestre para o aluno já entender a importância do empreendedorismo no mundo dos negócios. Ninguém nasce empreendedor, essa característica a gente vai adquirindo ao longo de todo o processo”, afirmou.

A primeira noite foi marcada pelo case de sucesso do aplicativo “Diaríssima”. Ricardo Mariano, mais conhecido por integrar a dupla Munhoz e Mariano, e Reinaldo Andrade são fundadores do aplicativo que disponibiliza uma plataforma completa de serviços autônomos que auxilia contratantes e contratados em serviços domésticos especializados.

“Acho que quanto mais cedo a gente conseguir abordar esse tema e fazer os estudantes aprenderem a lidar com o empreendedorismo será cada vez melhor. Parabéns para a Unigran Capital pela iniciativa e muito obrigado pelo convite de estar aqui”, enfatizou o cantor e empresário, Mariano.

Para Reinaldo, todo mundo é um empreendedor, seja por necessidade ou por oportunidade toda pessoa tem um empreendedor dentro de si. “Uma pessoa pode até ser empreendedora dentro de uma empresa, ela pode ser um funcionário que empreenda a favor de sua carreira. Quem quer empreender por conta própria é um caminho árduo e você sempre tem que buscar cada vez mais conhecimento. Minha dica é: se você quer empreender, vai com vontade, estude muito o seu nicho porque tem espaço para todo mundo”, pontuou.

Inclusão

Uma das palestras do SEMPREE abordou a inclusão social como forma de empreendedorismo. O palestrante foi o jornalista Ricardo Pieretti, responsável por fundar a Fundação Nelito Câmara, em homenagem ao seu pai. A instituição é referência cultural na região pela formação cultural de qualidade. Localizada em Ivinhema, já se expandiu para Jardim, Dourados e Douradina.

Ricardo Pieretti
Ricardo Pieretti

Segundo Ricardo, a Fundação possui uma agenda cultural muito forte durante todo o ano. “A gente sente fazer diferença já que a cultura é hoje muito desrespeitada em nosso país. Empreender na cultura gera uma parte muito forte da criatividade, e você pode descobrir dentro desse segmento várias possibilidades de crescimento. Por exemplo, em Ivinhema nós temos um cinema há 7 anos que sempre se manteve. Nós temos uma casa cênica onde realizamos shows, peças de teatro e tudo isso gera um recurso, então, você empreender em cultura hoje é uma coisa que com certeza também pode dar certo porque as pessoas têm necessidade de cultura e sempre vão ter”, destacou.

Leandro Correia
Leandro Correia

Já o talk-show “Transforme-se ou Morra: 5 atitudes para mudar seu mindset”, ficou por conta do empresário Leandro Correia, que já em seu 20° negócio, pôde conversar com os acadêmicos sobre quais erros comuns na área e quais as melhores formas de evitá-los.

“Este tipo de evento é uma oportunidade não só para eles receberem um feedback, mas também entenderem como as pessoas tiveram problemas e como elas os solucionaram, como elas podem executar novos negócios, fazer com que eles vejam o empreendedorismo como uma oportunidade de vida”, concluiu.

SEMPREE

Criado em 2015, a Semana do Empreendedorismo da Unigran Capital tem como objetivo estabelecer conexão entre a realidade acadêmica e a de mercado, gerando oportunidades para a troca de experiências inovadoras e empreendedoras.

Totalmente aberta ao público, permite visualizar quais as tendências do mercado regional, assim como gerar networking direto com empresários consolidados e iniciantes, entre eles ex-alunos da Unigran Capital trilhando o caminho do sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami