Unigran Capital

Saiba mais sobre cursos tecnológicos e conheça suas grandes tendências

Chega o momento de decidir que carreira seguir e sabemos que a escolha não é nada fácil. Afinal, além de delimitar um campo do conhecimento entre diversas opções nas áreas de humanas, exatas e biológicas, muita gente fica na dúvida se opta pelo bacharelado ou cursos tecnológicos.

A modalidade tecnológica ainda é recente no Brasil, mas se mostra o caminho mais adequado para muitos candidatos, principalmente aqueles que já estão mais focados no mercado de trabalho e têm pressa em conseguir um emprego na área de atuação que escolheram como profissão.

Quer mais informações sobre os cursos tecnológicos, suas vantagens, perspectivas profissionais e sobre as áreas que são tendência nesse formato? Confira este post e veja como pode ficar mais fácil definir seu futuro profissional!

Quais são as vantagens de fazer cursos tecnológicos?

Antes de falar das vantagens dos cursos tecnológicos, é preciso destacar as principais diferenças em relação à modalidade tradicional de graduação, o bacharelado.

O tecnológico tem uma duração menor, de 2 a 3 anos, e um enfoque bastante direcionado, diferentemente do bacharelado, que dura de 4 a 6 anos e apresenta uma grade curricular mais ampla e generalista de uma área do conhecimento, com aulas teóricas e práticas.

Os cursos tecnológicos são mais direcionados para um nicho específico. Dessa forma, ao escolher a modalidade, o aluno terá aulas mais voltadas para a prática, ou seja, direcionadas para a atuação no mercado de trabalho.

Quer um exemplo? Se você fizer o bacharelado em Administração, terá uma matriz curricular mais ampla, que engloba diferentes competências dessa área do conhecimento. Por isso, é um curso de maior duração, com disciplinas teóricas e práticas.

Mas e se o seu interesse é, dentro da Administração, mais direcionado para o segmento de comércio exterior? Aí é que entra a importância dos cursos tecnológicos, já que você pode obter a formação superior justamente para esse nicho de mercado.

Na verdade, esse modelo de graduação veio justamente para atender as novas demandas das empresas — que buscam profissionais mais preparados logo que saem da faculdade.

A partir disso tudo, podemos elencar as principais vantagens de optar por cursos tecnológicos na hora de decidir o formato da graduação:

  • tempo reduzido de curso — fator importante para quem tem pressa em entrar no mercado de trabalho;

  • formação voltada mais para a prática — interessante para atender as necessidades atuais das empresas;

  • enfoque mais específico — o que facilita, muitas vezes, a escolha do curso superior, visto que o candidato já sabe exatamente em que área vai trabalhar e com qual público.

Além disso, é importante destacar ainda que a graduação tecnológica é oferecida no formato presencial, semipresencial e na modalidade de educação a distância (EAD). Assim, o aluno pode ter flexibilidade na hora de acompanhar as aulas do curso superior.

Com o diploma do curso tecnológico, o profissional está apto também para ingressar em uma pós-graduação — seja para a realização de uma especialização ou mestrado.

Como é a empregabilidade para essa formação?

Você já viu as diversas vantagens dos cursos tecnológicos, mas pode estar com receio em relação às perspectivas profissionais. É preciso esclarecer que tanto o diploma de bacharelado quanto o tecnológico são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) como formação de ensino superior.

Se você tem dúvidas como essa nova modalidade é vista aos olhos do recrutador, pode ficar tranquilo. Hoje, dependendo da empresa e do cargo em questão, são mais valorizados os candidatos que já têm o conhecimento prático em determinada função, evitando gastos com treinamento.

Dessa maneira, ao optar pela graduação tecnológica você pode até ter uma vantagem competitiva em relação a quem escolheu o bacharelado, que ainda precisa de experiência profissional para dominar um segmento específico.

Outro ponto que você precisa saber é que a formação tecnológica também é aceita como pré-requisito para o ingresso em cargos da administração federal, estadual e municipal após a aprovação em concursos públicos.

Que cursos tecnológicos são tendência?

Ficou interessado nos cursos tecnológicos? Acompanhe a seguir 5 áreas que estão em alta no mercado:

Design de Interiores

A formação em Design de Interiores permite ao profissional planejar e organizar ambientes, considerando não só a estética, mas também os aspectos funcionais e o conforto. É possível trabalhar em projetos residenciais e comerciais, com cenografia, iluminação e até na criação de mobílias.

Duração: 4 semestres.

Estética e Cosmética

Quem escolhe fazer o tecnológico em Estética e Cosmética vai trabalhar com um nicho que é tendência, pois a procura por tratamentos faciais, corporais e capilares é crescente.

O aluno vai dominar as técnicas, produtos cosméticos e equipamentos com as tecnologias mais recentes do mercado. Assim, pode atuar em centros estéticos, SPAs, clínicas, hospitais e indústrias cosméticas.

Duração: 6 semestres.

Gestão Ambiental

O curso tecnológico em Gestão Ambiental vai preparar o profissional para garantir o desenvolvimento econômico sustentável, com o planejamento e execução de ações voltadas para a preservação ambiental. Dessa forma, é uma área que envolve fatores relativos à legislação, técnicas de administração e até empreendedorismo.

Duração: 4 semestres.

Logística

A formação tecnológica em Logística tem uma demanda alta no mercado, pois as empresas precisam de profissionais qualificados para gerenciar as áreas de transporte e armazenamento de forma eficiente.

É uma área que atua também no agendamento de manutenções de máquinas e equipamentos, compras, movimentação, expedição e distribuição de materiais.

Duração: 4 semestres.

Radiologia

O tecnólogo em Radiologia vai trabalhar na área de diagnóstico por imagem, com a realização de exames como radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, entre outros. Pode atuar também com administração de serviços radiológicos e gestão de qualidade.

Duração: 6 semestres.

Os cursos tecnológicos são o modelo ideal de graduação para quem não pode perder tempo e quer se inserir rapidamente no mercado de trabalho depois da faculdade. Se você se encaixa nesse perfil, analise com atenção o conteúdo programático de cada uma das opções e veja se atende suas expectativas profissionais.

Vai ingressar no ensino superior e busca mais informações sobre cursos de graduação, vida universitária e carreira? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail outros posts atualizados e voltados para esses assuntos!

 

Bitnami