fbpx
Carreiras

Saiba como se preparar para lidar com as atualidades no vestibular

Preparar-se para exames de seleção das faculdades é o objetivo de muitos estudantes ao longo do ano. E uma das matérias mais importantes dentro de um cronograma de estudos é a de atualidades no vestibular. Essas provas podem abordar temas bastante variados — por isso, esse assunto acaba não sendo tão fácil para os candidatos.

Mas você sabia que existem formas de melhorar seu desempenho na matéria e trazer um bom resultado nos vestibulares e no Enem? Com organização e seguindo dicas certeiras, esse tema se torna mais simples. Nós podemos ajudar. Confira este post e alcance mais eficiência nos estudos!

Conheça a importância de se manter atualizado

O primeiro passo é saber por que é tão relevante acompanhar as atualidades antes de fazer um exame. O que acontece é que, nos últimos anos, as faculdades têm abordado cada vez mais esse tema. E não apenas nas provas de disciplinas mais ligadas a ele, como História ou Filosofia. O assunto está aparecendo até em questões de Biologia, Matemática etc.

Isso se tornou comum principalmente depois que o Enem foi ganhando importância. O Exame Nacional do Ensino Médio é conhecido por trazer questionamentos contextualizados e exigir uma interpretação crítica dos estudantes. Dessa forma, as atualidades foram aparecendo cada vez mais.

É muito comum, por exemplo, que as questões de linguagem abordem diversos temas atuais, por meio de textos, tirinhas, imagens de propagandas etc. Com isso, os estudantes que estão familiarizados com as últimas discussões no Brasil e no mundo ficam mais à vontade para encontrar a resposta correta.

Além das perguntas objetivas, outro espaço em que as atualidades no vestibular ganham destaque é na redação. As propostas costumam solicitar textos argumentativos sobre temas que receberam atenção durante o ano. Logo, sai na frente quem está por dentro das notícias.

Há, ainda, uma vantagem que nem sempre é reconhecida: o estudante que já criou o hábito de acompanhar o noticiário e ler diversas fontes de informação provavelmente tem mais habilidade para encarar os textos usados como base para as questões do vestibular. Dessa forma, a prova não vai ser tão cansativa para ele quanto é para aqueles que não costumam exercitar a leitura.

Veja como aperfeiçoar seus estudos nessa área

Identifique seu estilo

Cada um de nós tem um jeito personalizado de estudar. É claro que é possível seguir regras ou dicas gerais, mas o sucesso será mais garantido se você conseguir identificar as estratégias que melhor se adequam ao seu estilo.

Um dos pontos centrais é encontrar o melhor horário para estudar. Existem pessoas que preferem concentrar as atividades durante o dia para descansar a noite. Outras, não rendem tanto à tarde quanto nas últimas horas do dia. Perceber em que momentos você se concentra mais é essencial para aperfeiçoar seus resultados.

Escolher os materiais é outra decisão importante. Você já sabe se aprende melhor por meio de livros, áudios ou vídeos? E as estratégias de memorização? Algumas pessoas fazem resumos para guardar o conteúdo mais importante, outras colam mapas mentais em lugares acessíveis do quarto, tem também quem consolide o conhecimento fazendo simulados.

Depois de identificar os seus interesses e facilidades, é possível montar um plano de estudos eficiente. Como existem outras matérias para estudar para o vestibular, é indicado dedicar as primeiras horas aos assuntos mais difíceis. Assim, você evita estar muito cansado na hora de aprender coisas mais complexas.

Tenha objetivos

Outro aspecto importante para alcançar o sucesso nos estudos de atualidades para o vestibular é traçar objetivos. Primeiro, é preciso conhecer as particularidades de cada prova. Os exames para algumas faculdades particulares podem ser bem diferentes do Enem, por exemplo. Então, liste as seleções das quais você vai participar e avalie a maneira como elas montam as questões.

Depois de fazer isso, é hora de estabelecer as metas para estudar o tema de atualidades. Você pode determinar quantas horas pretende estudar o assunto na semana, além de traçar objetivos específicos — como acompanhar um portal de notícias ou ler algum jornal todo dia.

Participe de um grupo de estudos

Estudar sozinho nem sempre é a opção mais eficiente quando falamos de atualidades. Afinal, esse assunto é muito amplo. Acompanhar as notícias em várias fontes diferentes pode ser bem difícil. Por isso, uma estratégia interessante é montar um grupo de estudos e discussões.

Cada participante pode ficar responsável por acompanhar determinado portal ou assunto. Então, quando todos se encontrarem, será possível discutir diversos pontos e compartilhar o conhecimento sobre temas variados. Além disso, preparar apresentações para os amigos é uma maneira de aumentar sua segurança em relação ao que aprendeu.

Seja persistente

Essa é uma dica fundamental. Mesmo que você tenha o melhor plano de estudos e siga ótimas técnicas de aprendizagem, sem persistência é difícil conseguir um resultado positivo. Sabemos que a preparação para o vestibular pode exigir muito do seu emocional. Por isso, procure ter paciência e manter os esforços diários.

Se não for possível cumprir as metas de um dia, não desanime. Recomece na manhã seguinte e mantenha a confiança. A boa notícia é que atualidades no vestibular é um tema bastante flexível, e você pode estudar mesmo em dias de motivação baixa, pesquisando assuntos de seu interesse, assistindo a um filme ou escutando um podcast, por exemplo.

Saiba onde aprender atualidades

Essa matéria não é tão tradicional como as que você estuda em livros de autores clássicos. Como se trata de temas em constante transformação, estar atualizado é uma tarefa bem mais dinâmica do que estudar as outras disciplinas. Muitas vezes, a preparação inclui atividades rotineiras, como assistir a televisão ou checar as redes sociais.

Isso mesmo! Você pode estudar na frente da TV ou com o celular na mão. Mas claro que o uso desses recursos será um pouco diferente do que no dia a dia comum. O primeiro passo é procurar boas fontes de informação, como revistas, jornais (televisivos ou impressos) e páginas de notícias.

Utilize seus perfis nas redes sociais para curtir grandes canais de comunicação e formadores de opinião. Assim, você vai acompanhar as notícias e pode se atualizar até enquanto usa o Facebook em momentos de descanso. Além de jornalistas profissionais, vale a pena seguir alguns blogs que tratem de assuntos atuais.

Você pode, ainda, aliar as obrigações à diversão assistindo a filmes, seriados e documentários. Há diversas opções que abordam temas relevantes de forma leve. Enfim, todas essas dicas vão impulsionar seus estudos para atualidades no vestibular. Coloque-as em prática e se dê bem na prova!

E então, este post ajudou você a estudar melhor? Que tal assinar a newsletter do blog e ter conteúdos como este sempre disponíveis? Aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami