Unigran Capital

Qual profissão combina mais comigo? Aprenda a identificar

Você está se preparando para concluir o ensino médio e muitas dúvidas sobre qual é a carreira ideal pairam no ar. Certamente, a pergunta “Qual profissão combina mais comigo?” não para de martelar a sua cabeça.

Acalme-se, pois essa talvez seja a primeira de inúmeras decisões que você deverá tomar ao longo da vida. Afinal, iniciar um curso superior implica uma série de mudanças de rotina que possivelmente vão determinar a sua trajetória profissional.

Um excelente exercício para ajudar na escolha da sua futura profissão é o autoconhecimento. Todos nós temos características de personalidade, habilidades e aptidões. Esses traços determinam nossos gostos e as atividades com as quais nos identificamos, e fazer algo que lhe dê prazer é um importante passo para você querer crescer na carreira.

Pensando nisso, criamos este post com uma lista de características pessoais predominantes e as profissões que mais combinam com esses tipos de perfis. Mas, uma dica: não ter uma dessas características tão evidente não impede você de se destacar em determinada profissão. Adquirir consciência para o desenvolvimento de certas habilidades também é parte do sucesso profissional. Dá só uma olhada!

1. Reservado, independente e realista

Pessoas com esse perfil preferem atuar em profissões que possibilitem a resolução de problemas concretos, em vez de abstratos. Gostam de trabalhar com estratégia e têm as habilidades motoras e a capacidade matemática em destaque. Por isso, gostam de atividades de exploração, projetos científicos e atividades mecânicas.

Por outro lado, há certa dificuldade de lidar com ambientes sociais e preferem se expressar por comunicação não verbal e trabalhar em grupos menores. Gostam de ser independentes e ter tempo para ficar imersos em suas tarefas. Algumas profissões ideais para esse perfil são:

2. Criativo e analítico

Pessoas com essas características gostam de inovação e adaptam-se facilmente a diferentes contextos. Gostam de criar processos do zero ou readequar o que já existe. Também procuram avaliar bem os riscos, mas adoram experimentar até atingir um resultado.

Por isso, são muito persistentes e curtem encarar projetos e desenvolver soluções, como novos serviços e produtos. A facilidade de liderança é uma característica que se agrega a esse perfil.

Algumas profissões que caem muito bem para essas pessoas são:

3. Objetivo e decidido

Pode-se dizer que esses indivíduos são líderes natos. Sua curiosidade e lógica no pensamento lhes dá muita autoconfiança para vender ideias e convencer pessoas. Além disso, criar estratégias faz parte da sua visão lógica e, por isso, adoram jogar em diferentes cenários.

Gostam de fazer alianças e são muito sociáveis. Sabem analisar conflitos e sempre buscam a harmonia e cumplicidade entre os colegas. Alguns exemplos de profissões são:

4. Sensível e perfeccionista

Essas características são muito comuns em pessoas que necessitam se expressar o tempo todo, mas não por meio de palavras. Elas, na verdade, são motivadas pelas expressões não verbais e, por isso, exercem constantemente o processo criativo.

Mesmo que tenham facilidade para lidar com grandes públicos ou trabalhar em equipe, costumam ser introvertidos nas relações sociais. Seja individualmente ou no coletivo, esses profissionais realizam seu trabalho com esmero, sempre atentos aos detalhes, e gostam de ter independência.

A inteligência cinestésica (capacidade de usar o corpo com grande precisão para atingir objetivos) está a seu favor o tempo todo. Por isso, quem tem essas características pode se sentir à vontade com as seguintes profissões:

5. Autoconfiante e competitivo

Essas pessoas são excelentes empreendedores e sabem negociar como ninguém. Com sua autoconfiança, impõem respeito e conseguem convencer os outros a seu favor. Além disso, enxergam boas oportunidades com muita facilidade e são hábeis em explorar recursos de maneira criativa.

Negócios criativos ou que possibilitem o intercâmbio de ideias e certa competição estão entre os principais ramos a serem explorados na profissão. Veja algumas áreas em que se destacam:

  • Administração de startups;

  • Empreendedorismo;

  • Mercado financeiro;

  • Relações públicas;

  • Vendas.

6. Entusiasmado e prestativo

Essas pessoas enxergam a vida de maneira positiva e adoram desenvolver talentos. Percebem o potencial de uma pessoa de longe e se empenham fortemente em explorar o que ela tem de melhor. Sendo assim, se dão bem liderando um grupo social ou trabalhando em uma organização.

Seu entusiasmo é contagiante, por isso são capazes de colher excelentes resultados com o esforço do trabalho que realizam. Alguns exemplos de profissões são:

7. Paciente e protetor

Pessoas com essas características são verdadeiros “conselheiros”. Facilmente conquistam a confiança de outras pessoas e conseguem abertura para orientá-las em diferentes questões da vida pessoal e profissional.

Com um olhar aguçado e profundo, conseguem observar os potenciais de cada um e são excelentes para desenvolver indivíduos e equipes. Além disso, são excelentes mediadores de conflitos.

As melhores profissões para esse grupo são:

8. Caridoso e empático

Pessoas com essas características podem ser chamadas de “curadores”. Elas prezam pelo bem-estar das pessoas e têm o talento nato de ajudar a resolver seus problemas e “curar” suas dores. Procuram estabelecer laços afetivos e facilmente percebem se alguém está precisando de algum auxílio.

Necessitam estender o olhar ao próximo, seja um indivíduo sozinho ou uma sociedade inteira. Assim, pessoas com uma característica caridosa e cheias de empatia costumam buscar profissões como:

Você deve ter notado que as características de personalidade podem atrair profissões de humanas, exatas ou biológicas, simultaneamente. Isso acontece porque a personalidade do ser humano é composta por vários aspectos que podem se intensificar mais ou menos em cada um, o que possibilita diferentes aptidões!

Por isso, ao tentar responder mentalmente àquela questão “Qual profissão combina mais comigo?”, você precisa conhecer a fundo as áreas que mais lhe chamam atenção. Então, eleja as carreiras mais interessantes e consiga o máximo de informações sobre elas, tanto em relação ao curso quanto ao cotidiano profissional.

Assim como a profissão ideal exige autoconhecimento e pesquisa das carreiras, você também precisa conhecer as melhores instituições de ensino superior. Para isso, leia este post com 6 dicas para não errar na escolha da faculdade.

Bitnami