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Quais os documentos exigidos para matrícula na faculdade?

Entrar na graduação é o início da realização de um sonho para muitos brasileiros. Felizmente, nos últimos anos o ensino superior se expandiu bastante no país e cada vez mais pessoas têm experimentado essa conquista. Se for o seu caso, lembre-se de que é importante canalizar a empolgação e garantir a organização dos documentos para matrícula na faculdade.

Do contrário, você corre o risco de precisar adiar a entrada no curso ou até mesmo perder a vaga por algum erro. Não é incomum que isso aconteça, principalmente com os vestibulandos mais jovens e inexperientes. Mas fique tranquilo, este post vai ajudá-lo a não passar por isso!

Acompanhe as informações que trouxemos e se prepare para apresentar tudo que a faculdade pedir. Assim, dá para começar seu curso sem sustos. Vamos lá?

Quais são os documentos para matrícula na faculdade?

A primeira coisa que você precisa saber é que cada instituição de educação tem o seu próprio funcionamento. Embora todas estejam submetidas ao MEC e sigam regras gerais, é garantida autonomia, por exemplo, para lançar seus próprios editais com informações sobre vestibular e matrícula.

Por isso, não confie apenas em orientações gerais que você encontra na internet. Cheque também as publicações da sua faculdade e, em caso de dúvidas, entre em contato e esclareça com a equipe de atendimento do local. A lista que indicamos aqui traz documentos frequentemente solicitados na matrícula, mas isso pode variar um pouco na prática.

A documentação que você certamente vai precisar levar é: identidade (como RG, carteira de motorista ou outros aceitos oficialmente), CPF, título de eleitor (para maiores de idade), certidão de nascimento (ou de casamento), certificado de quitação militar (para estudantes do sexo masculino), comprovante de endereço e foto 3×4.

Além disso, a faculdade precisa que você comprove sua escolaridade por meio do diploma de conclusão do ensino médio. Só podem ingressar na graduação os alunos que concluíram a educação básica. Fora o certificado, é preciso levar também seu histórico da escola.

Se você não recebeu esses documentos, ou não lembra onde guardou, procure contato com o local onde estudou e peça uma segunda via. Caso sua escola tenha fechado, é possível solicitar os documentos na secretaria de educação do Estado. Evite deixar essa busca para a última hora, porque geralmente eles pedem alguns dias para entregar os papéis.

Não se esqueça de ler o edital de matrícula com cuidado e esclarecer dúvidas sobre outros documentos complementares. Podem ser exigidos, por exemplo, o comprovante de pagamento da matrícula, protocolos de atendimento, termo de responsabilidade ou pré-contrato assinado. Tire suas dúvidas com antecedência e organize tudo.

Quais são os problemas que você pode ter na matrícula?

Algumas requisições não podem ser realizadas ou aceitas, pois as pessoas não cumprem todas as condições para matrícula corretamente. Muitas vezes, são falhas pequenas por falta de atenção ou cuidado. Para evitar esses problemas, fique de olho nos erros comuns e se previna desde já!

Não ler o edital com cuidado

Todas as informações sobre os documentos para matrícula na faculdade vão ser publicadas pela instituição. Ela não tem o interesse de prejudicar os estudantes — logo, você pode contar com a equipe de atendimento para ajudá-lo na organização.

Em muitos casos, acontece de o estudante não ler com cuidado todos os pontos do edital. Seja por pressa, por desatenção ou pela animação do momento, algumas informações podem passar despercebidas.

Por isso, a dica é ler o documento mais de uma vez e marcar tudo que for importante — requisitos para a matrícula, dia e horário, campus onde vai ser realizada etc. Assim, você evita a leitura superficial e consegue guardar os dados na memória.

Não ter todos os documentos solicitados

Ler o edital o quanto antes facilita a organização dos documentos. Imagine deixar para checar as informações na última semana e não encontrar algum dos papéis solicitados? A correria seria grande!

Muitos estudantes enfrentam essa situação e tentam realizar a matrícula com a documentação incompleta. Em geral, as faculdades não conseguem fazer isso, já que precisam manter o seu cadastro de acordo com as exigências do MEC.

Para evitar ansiedade e frustração, leia as orientações logo que saírem e separe seus documentos. Identifique aqueles que você não tem ou não encontrou e solicite rapidamente. Em alguns casos, é possível pedir urgência aos órgãos responsáveis, mas o ideal é não depender disso.

Não realizar a matrícula a tempo

Outro obstáculo comum enfrentado pelos estudantes é a perda do prazo. Mais uma vez, ter dúvidas sobre o edital de matrícula é o que causa esse problema. Logo que a faculdade informar sobre as datas para a inscrição, anote essa informação em um local visível.

De vez em quando, lembre-se de checar se você registrou o período correto e se a instituição não publicou nenhuma mudança em seu site. Quem fica na lista de matrícula da segunda chamada precisa estar ainda mais atento, pois há o risco de perder a publicação das datas.

E atenção: quem vai tentar algum tipo de financiamento estudantil também deve ter muita atenção aos prazos. Geralmente, eles são regidos por editais diferentes da matrícula. Acompanhe de perto!

Como escolher uma instituição para se matricular?

Antes de separar toda a documentação e realizar a matrícula em uma faculdade, você precisa ter certeza de que escolheu um local de qualidade para estudar. A primeira dica é verificar se a instituição é aprovada pelo MEC e qual nota o ministério atribuiu para ela.

Depois disso, analise a estrutura e os diferenciais oferecidos pela faculdade. Contar com uma boa biblioteca e laboratórios de prática completos, por exemplo, agrega muito à sua formação. Analisar a grade curricular e o projeto pedagógico do curso também são atitudes interessantes.

Por fim, não deixe de conhecer a qualificação do corpo docente. Os professores são responsáveis por boa parte do sucesso de uma instituição de ensino superior. São eles que vão oferecer a você uma formação adequada, além de se tornarem um ótimo networking para seu início no mercado de trabalho.

Estar em uma instituição renomada faz toda a diferença no currículo profissional, então é fundamental planejar a sua carreira desde a hora de entregar os documentos para matrícula na faculdade. Organize-se com cuidado e aproveite essa conquista!

Você quer ajuda para escolher uma boa faculdade? Leia nosso post com 6 passos para não errar nessa decisão!

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