fbpx
Carreiras

Não passei no Enem: o sonho de entrar na faculdade não acaba agora

A alta expectativa em torno do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é à toa. Ao longo dos 20 anos de existência, a prova tornou-se disputada e virou assunto sério. O principal motivo é que, por meio da nota do Enem, os estudantes têm acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que pode garantir uma vaga em muitas universidades, públicas inclusive, além de elevar a pontuação nos demais vestibulares. Mas o que fazer quando você olha o gabarito e dispara um “não passei no Enem”?

Primeiramente, não se desespere. O Enem não é um processo seletivo como todos os outros e não aprova nem reprova ninguém. Mas é claro que uma nota boa dá a você mais chances de ingressar na instituição desejada via Sisu; de entrar numa faculdade pública sem fazer vestibular; e até mesmo de conseguir uma bolsa de estudos ou financiamento estudantil em instituição privada.

Porém, se sua nota foi baixa não fique achando que seu “seu mundo caiu”. Para tranquilizá-lo, fizemos este post com alternativas de ingresso na faculdade no caso de insucesso na prova do Enem. Mas, antes, veja alguns conselhos para não deixar você tão “down” assim. Continue a leitura!

Antes de sofrer, espere os resultados oficiais

Embora você tenha acesso ao gabarito logo após o exame, os resultados oficiais só vão sair em 2019, mais precisamente em 19 de janeiro. Só então você vai saber o resultado e poder comparar com as notas de corte do Sisu, por exemplo.

Até lá, para que gastar sua energia pensando no Enem se você tem todas as provas dos outros vestibulares para se preocupar? Direcione seu empenho e energia para sua rotina de estudos e não deixe a tristeza abalá-lo!

Se foi mal mesmo, não desista

Finalmente saiu o resultado do Enem e você não teve a nota que esperava. O que fazer? Certamente, sentar e chorar não é a melhor das alternativas. Você até pode ter essa reação, mas “colocar a cara no sol” significa conviver com erros e acertos. Afinal, nem sempre estamos em nossos melhores dias…

Por isso, não desista e, sim, tire proveito dessa “derrota” para aprender com ela. Se o Enem é sua principal alternativa para entrar na faculdade, agora você já sabe como é o estilo da prova e pode traçar melhores estratégias para realizá-la no ano que vem. Do contrário, mantenha o foco no que está por vir e brilhe nos outros exames.

Procure recordar em quais pontos você teve mais dificuldade

O principal ― e isso serve para todos os vestibulares ― é saber quais foram seus pontos falhos. Por isso, é bom sair da prova com o caderno de perguntas (verifique quais são as regras para tanto). Dessa forma, você pode comparar o gabarito com suas respostas e compreender o que deve estudar para aprimorar seu desempenho.

Tenha em mente que, assim como nos demais vestibulares, ir bem no Enem é uma questão de estratégia. Trata-se de uma prova muito desgastante, dividida em 2 dias, com cerca de 5 horas de duração cada. Sendo assim, se você não souber como realizar as etapas, pode falhar por cansaço.

Pense nisso e trace um método para fazer o exame. Você certamente se dará melhor. Agora vejamos algumas alternativas para ingressar na universidade sem depender do Enem!

Como entrar na faculdade sem o Enem?

Apesar de o Enem ser considerado a maior prova avaliativa do país, ele não exclui outras formas de ingresso na universidade. Separamos, abaixo, algumas delas para você. Confira!

Vestibular tradicional

Esse é um velho conhecido de todas as pessoas que já entraram na faculdade e de quem ainda é calouro. Existem vários tipos de provas, e as datas variam se o curso é semestral ou anual. Por isso, pode ocorrer uma única seleção por ano ou mais, dependendo de cada instituição.

Em geral, as provas são divididas em uma ou duas etapas mais a redação. Os vestibulares que acontecem em duas fases, em geral, contam com uma prova objetiva e outra dissertativa. Em certas universidades, ainda, a prova dissertativa pode ser direcionada apenas a conteúdos relativos a áreas que tenham a ver com a carreira escolhida.

Avaliação seriada

A avaliação seriada tem sido uma alternativa ao vestibular tradicional, e muitos alunos têm se interessado por esse tipo de seleção. A grande vantagem em relação ao vestibular comum é que o aluno é avaliado anualmente, de acordo com os conteúdos estudados em cada nível do Ensino Médio.

Sendo assim, ele começa a ser avaliado no 1º ano e preenche uma prova com perguntas sobre o conteúdo programático que estudou ao longo desse período. Quando chegar no último ano, o estudante fará uma avaliação final e, enfim, poderá escolher a carreira desejada.

Esse método de seleção evita que o estudante fique sobrecarregado ao ter de estudar os conteúdos de todo o Ensino Médio para um único exame, o que lhe dá a chance de se preparar mais adequadamente.

O estilo de prova não muda muito em relação ao vestibular tradicional e inclui questões de múltipla escolha e dissertativas. No entanto, a nota final é resultado da média de todas as avaliações que o aluno realizou ao longo dos 3 anos.

Vestibulares agendados e “fora de época”

Algumas universidades oferecem os vestibulares agendados. Eles são muito utilizados por instituições que oferecem cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EAD). Nesses casos, o ingresso na faculdade pode acontecer em diferentes épocas do ano e, às vezes, há provas o ano todo.

Também existem os vestibulares fora de época. Você nunca viu nenhuma publicidade com mensagens do tipo “Venha para nosso vestibular verão!”? Normalmente esses exames servem dar uma nova oportunidade a quem perdeu o vestibular “oficial” ou, porventura, foi mal. Além disso, servem para oferecer vagas remanescentes em determinados cursos.

Programas de ingresso com desconto na mensalidade

Muitas pessoas veem no Enem uma grande chance para entrar na universidade por não terem condições de arcar com os custos da graduação.

No entanto, existem alguns programas de inclusão educacional que ofertam vagas em universidades com descontos bem atrativos, chegando até 70%. Alguns deles atendem em nível nacional e abrangem uma grande variedade de cursos.

Além disso, ao participar do vestibular tradicional, por exemplo, alunos que se destacarem podem participar de programas de bolsa de estudo oferecidos pelas próprias universidades. Normalmente essas bolsas premiam os alunos que tiverem as melhores notas, ou são descontos proporcionais à pontuação obtida nas provas.

Viu como afastar os fantasmas do “não passei no Enem” é mais fácil do que você imaginava? O mais importante é perseverar. Para isso, escolha possibilidades de cursos que tenham seu perfil, elabore um planejamento e, principalmente, saiba lidar com altos e baixos. Esse é o processo de conquistar sonhos!

Gostou deste post? Então, conte para nós como você está se preparando para entrar na universidade! Deixe um comentário aqui embaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami