Unigran Capital

feira de profissões

Feira de profissões: o que é e por que é importante participar?

Ninguém pode dizer que a vida do pré-vestibulando é fácil. Entre preparações para provas, decisões importantes sobre o futuro e pesquisas sobre faculdades, a ansiedade é um sentimento frequente. Felizmente, algumas estratégias podem ajudar muito a enfrentar os desafios desse período. Uma delas é a feira de profissões.

Esse tipo de evento é realizado por muitas escolas e faculdades para ajudar os estudantes a decidir a graduação que desejam cursar. É uma ótima oportunidade para conhecer diversas carreiras, conversar com quem está no ensino superior e tirar várias dúvidas sobre as escolhas profissionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja as nossas dicas para aproveitar tudo que as feiras têm a oferecer!

Quais são os objetivos de uma feira de profissões?

Como dissemos, uma feira de profissões pode ser organizada por escolas ou faculdades. No primeiro caso, a coordenação convida palestrantes e monta uma programação para auxiliar os alunos a obter informações relevantes sobre o ensino superior. Além de ter discussões sobre orientação vocacional, a escola costuma convidar representantes de instituições para falar sobre os seus cursos.

Quando a feira é realizada pela própria faculdade, o objetivo é receber alunos de diversas escolas para conhecer a estrutura e os cursos oferecidos pela instituição. Nesse caso, também podem ter palestras sobre escolha profissional, além de entrevistas com profissionais formados e stands onde alunos da graduação explicam sobre o que estudam.

Independentemente de ser organizada pela sua escola ou por faculdade, a feira de profissões é uma programação imperdível para quem se vê diante da angústia pré-vestibular. Afinal, decidir o que vai fazer nos próximos anos não é algo simples. Quanto mais você contar com informações e ajuda, mais tranquilo será superar essa fase e tomar uma decisão de forma segura.

Nos últimos anos, as feiras se popularizaram e, cada vez mais, instituições educativas estão realizando encontros assim. Essa é uma grande oportunidade para você, que pode comparecer em mais de uma e obter o máximo de orientações possível. Isso também ajuda na hora de comparar cursos em faculdades diferentes e optar por aquela que mais se adequa às suas necessidades e interesses.

Por que é importante participar desse evento?

Imagine pode vivenciar a rotina de uma faculdade antes de passar no vestibular. Não é o máximo? Isso é possível em uma feira de profissões. Durante um dia (ou vários) você vai andar pelos corredores do local, conhecer as características dos cursos, conversar com estudantes e saber um pouco mais sobre a vida de universitário.

Assim, a sua motivação para a prova vai aumentar e a adaptação depois de passar não vai ser tão difícil. Além disso, é o momento perfeito para colher informações que você provavelmente já pesquisou na internet.

Quem já leu tudo sobre o curso de Pedagogia, por exemplo, vai poder conversar com os estudantes da área e até fazer perguntas para um profissional já formado na instituição. Ninguém melhor do que eles para falar sobre a realidade dos estudos e da carreira.

Ao conversar com essas pessoas, você pode se sentir livre para fazer perguntas complexas. Quer saber quanto ganha um profissional na área? Tem curiosidade sobre as oportunidades de emprego no mercado de trabalho? Está em dúvida se uma matéria é muito difícil? A feira de profissões é o local ideal para questionar tudo isso.

Também é a hora de avaliar os diferenciais das faculdades. Na feira é possível conhecer os professores, conversar com eles e analisar sua qualificação. Além disso, você pode observar a estrutura do local e saber de que forma ela agrega valor à formação.

Outro ponto fundamental para conhecer é a grade curricular dos cursos nos quais você tem interesse. Apesar de características comuns, os currículos podem mudar bastante de uma faculdade para outra. Por isso, vale a pena checar na internet, verificar presencialmente e tirar todas as dúvidas com os estudantes e profissionais.

Em faculdades privadas, vale a pena, ainda, obter informações sobre convênios, bolsas, promoções e financiamentos. Se esse é um ponto indispensável na sua escolha, aproveite as feiras de profissões para verificar que lugares oferecem boas condições de pagamento para você.

Em resumo, esses eventos proporcionam muitas vantagens para quem está se preparando para a entrada na faculdade. Principalmente quando se trata de estudantes com muitas indecisões sobre a escolha profissional. Analisar todos os aspectos citados até aqui ajuda a acabar com as dúvidas e chegar a uma escolha efetiva.

Que dúvidas você pode esclarecer na feira?

Uma feira de profissões geralmente tem programações bem recheadas. A primeira dica que você precisa para aproveitar ao máximo o evento é conhecer os horários de tudo e marcar o que é imperdível. Quem não faz isso corre o risco de perder a noção do tempo e não comparecer em palestras ou stands importantes.

Por isso, comece analisando a programação e priorizando o que é fundamental para você. Além disso, prepare as suas dúvidas principais para não se esquecer de perguntar alguma coisa. O ideal é fazer uma lista com elas. Por exemplo, anote o que você pretende esclarecer com um palestrante, com os estudantes de determinado curso ou com os atendentes da faculdade.

Se possível, leve um caderno no dia, mesmo que pequeno. Ele vai servir para anotar as informações importantes. Nem tudo ficará guardado na sua memória — logo, esteja bem-preparado. As pessoas podem dar dicas de materiais legais para estudar ou de cursos que você não conhecia. Além disso, é importante registrar dados que passarem para você, como o preço da mensalidade.

Nós sabemos que muitas dúvidas circulam na sua cabeça. Para saber o que perguntar e não se esquecer de nenhuma informação, cheque alguns pontos centrais que separamos:

  • funcionamento da faculdade;
  • informações sobre o vestibular;
  • exigências para a matrícula
  • valor da inscrição e do curso;
  • matérias mais importantes;
  • atividades extracurriculares e estágios;
  • provas e trabalhos avaliativos;
  • nota que a faculdade e os cursos receberam do MEC;
  • estrutura das salas e dos laboratórios.

Para os estudantes e profissionais, não deixe de perguntar sobre o que eles consideram pontos positivos e negativos do curso e quais as dificuldades que enfrentaram no mercado de trabalho. A feira de profissões é sua melhor alternativa para se aproximar do mundo profissional e tirar as suas dúvidas.

E então, gostou deste post? Aproveite para continuar no blog e ler mais sobre como escolher a profissão ideal!

Bitnami