fbpx
Faculdade ou curso técnico
Carreiras

Faculdade ou curso técnico? Uma escolha mais simples do que parece

Você termina o Ensino Médio e chega a hora de decidir qual profissão seguir. E, nesse momento, surge uma dúvida muito comum entre os estudantes — fazer faculdade ou curso técnico?

É preciso esclarecer que as duas formas de qualificação são válidas, no entanto, é interessante pensar na perspectiva do mercado de trabalho e em que tipo de profissional as empresas estão mais interessadas. Pense: com qual formação você tem mais possibilidade de trilhar uma trajetória de sucesso?

Para ajudar você nesse dilema entre faculdade ou curso técnico, desenvolvemos este post. Acompanhe quais são os diferenciais do ensino superior e também do técnico e descubra que tomar a melhor decisão não será tão complicado assim!

Quais são os diferenciais da faculdade?

Os cursos da faculdade estão divididos entre as áreas de humanas, exatas e biológicas. O pré-requisito para quem quer fazer uma graduação é ter terminado o Ensino Médio e ser aprovado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou vestibular próprio da instituição.

Formatos

O ensino superior vai proporcionar ao aluno uma visão completa e crítica de determinada área, com disciplinas teóricas e práticas ministradas por professores mestres e doutores. Os cursos podem ser em dois formatos:

Bacharelado

Cursos com duração de 4 a 6 anos e que oferecem um enfoque mais generalista de um campo do conhecimento e, assim, permitem ao profissional formado atuar em diferentes segmentos. Por exemplo, quem opta pelo curso superior de Administração vai ter noções de Recursos Humanos, Logística, Comércio Exterior, entre outras áreas.

Tecnológico

É um novo modelo de ensino superior, com duração de 2 a 3 anos. Tem um enfoque mais voltado para uma área do conhecimento e a grade curricular é direcionada mais para a parte prática. É, portanto, a formação ideal para quem tem pressa em ingressar no mercado de trabalho.

Veja algumas opções de cursos tecnológicos:

Mercado de trabalho

Seja qual for a modalidade escolhida, o curso superior vai oferecer uma vantagem competitiva ao candidato, porque as empresas buscam quem tem uma formação completa e mais aprofundada de uma determinada área.

O aluno, além de estudar tópicos específicos, aprende também sobre ética profissional e psicologia e, dependendo do curso, tem ainda noções de empreendedorismo.

Além disso, o curso superior vai permitir ao profissional concorrer em cargos da administração municipal, estadual ou federal — já que tem o pré-requisito para participar de concursos públicos.

Crescimento na carreira

Além disso, ao realizar uma faculdade, é possível fazer uma projeção mais ambiciosa da carreira, já que o diploma superior permite cursar uma pós-graduação — como especialização ou MBA (Master in Business Administration).

E não é só: a graduação é também o primeiro passo para a realização de mestrado e depois doutorado, o que possibilita atuar como professor e pesquisador universitário — carreira com salário bem altos.

Com isso, o profissional pode conseguir cargos (inclusive de liderança e gestão) e remunerações melhores ou ainda empreender — já que terá o conhecimento e competências adequadas para abrir o próprio negócio.

Quais são os diferenciais do curso técnico?

Para ajudar você a decidir entre faculdade ou curso técnico, é preciso entender as características da formação técnica.

São qualificações de curta duração — de 18 a 24 meses — que visam preparar o aluno para o mercado, direcionando para um segmento específico profissional. Dependendo da escola, você pode realizar esse tipo de capacitação de 3 formas:

  • concomitante: o Ensino Médio e técnico são realizados em paralelo, porém em escolas diferentes;
  • integrado: é um formato de curso que mescla o ensino técnico e médio;
  • subsequente: o estudante realiza a qualificação técnica depois de terminar o Ensino Médio.

As disciplinas do ensino técnico são majoritariamente práticas e ministradas por professores que têm ampla experiência profissional no segmento.

Mercado de trabalho

Os cursos técnicos vêm atender uma carência desse tipo de mão de obra no Brasil e pode oferecer boas oportunidades profissionais — principalmente no setor industrial.

Todavia, é preciso destacar que o profissional não encontra uma gama de possibilidades para atuar, visto que sua formação é direcionada para um segmento específico de trabalho.

Crescimento na carreira

O candidato que só faz o curso técnico será valorizado pelos recrutadores, mas não consegue grandes saltos na carreira. Se quiser alcançar cargos mais altos terá que fazer a faculdade e, assim, demonstrar que tem uma vantagem competitiva com um conhecimento mais completo.

Faculdade ou curso técnico: como fazer a melhor escolha?

Se você ainda está na dúvida sobre escolher entre a faculdade ou curso técnico é preciso pensar nas perspectivas profissionais, já que se trata de seu futuro. Apesar de o ensino técnico garantir alta empregabilidade, ele não proporciona uma trajetória ascendente.

Já o curso superior é uma formação completa, que contempla — além da parte prática — as competências intelectuais do profissional, por isso permite a atuação em diferentes áreas, sem contar a possibilidade de crescimento.

Além disso, somente com a faculdade o profissional pode se especializar em determinado segmento, realizando a pós-graduação, que será um diferencial importante no currículo.

É claro que você pode fazer, em primeiro lugar, um curso técnico e deixar o ensino superior para depois. No entanto, se você já consegue identificar uma área do conhecimento com a qual se identifica e sonha em atuar, a dica é partir direto para faculdade.

Você terá uma grade curricular mais completa e, caso considere que é uma formação muito longa, pode optar pelos cursos tecnológicos em vez do bacharelado — uma modalidade que vem sendo bastante valorizada pelos recrutadores.

Dessa forma, você consegue entrar no mercado de trabalho com salários maiores e já pensar em opções para o seu crescimento profissional.

Agora você já sabe o que considerar se a sua dúvida em relação à carreira está em decidir entre a faculdade ou curso técnico. As duas opções vão dar a você uma profissão, contudo o diploma do ensino superior vai permitir que construa um futuro profissional mais sólido e com melhores perspectivas de emprego e salário.

Se está em busca de mais dicas de carreira e ensino superior, assine a nossa newsletter! Você receberá conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami