Unigran Capital

Bacharelado ou tecnólogo: quais são as diferenças e como escolher?

Chegou a hora de fazer faculdade, mas são tantas opções de áreas e modalidades que fica difícil para o estudante definir o curso. Além de decidir se vai seguir carreira de humanas, exatas ou biológicas, é preciso escolher entre bacharelado ou tecnólogo.

São formatos de graduação que diferem no tempo de curso e no direcionamento do conteúdo programático. Por isso, é fundamental pesquisar bastante para escolher a faculdade que mais combina com o perfil do candidato e seus objetivos profissionais.

Se você está em dúvida sobre qual caminho seguir, acompanhe este post. Vamos mostrar as diferenças entre as modalidades, como você pode fazer a melhor escolha e a importância de cursar o ensino superior independentemente do formato. Boa leitura!

Quais são as diferenças entre bacharelado e tecnólogo?

Quando o estudante vai escolher o curso superior precisa definir o formato da graduação, que pode ser bacharelado ou tecnólogo. Veja a seguir as características de cada formato:

Bacharelado

É o curso tradicional da graduação, que tem duração de 4 a 6 anos. É a formação para quem quer seguir carreira, por exemplo, em Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, entre outras áreas.

O bacharelado oferece um enfoque mais global de uma área de atuação, assim, o conteúdo programático contempla disciplinas teóricas e práticas.

Muitas instituições de ensino oferecem o bacharelado para alguns cursos também na modalidade EAD (educação a distância), uma comodidade para muitos estudantes que têm a rotina corrida ou outros empecilhos para fazer o curso superior de forma presencial.

Se você não tem certeza sobre qual área específica quer seguir carreira pode apostar no bacharelado. Por exemplo, se você escolheu cursar o bacharelado em Psicologia, vai ter uma visão generalizada sobre essa área do conhecimento e poderá trabalhar com clínica própria, recursos humanos, campo jurídico, em escolas e outros segmentos.

Com isso, a modalidade também é interessante para quem quer atuar em mais de um nicho profissional.

Tecnólogo

É um novo modelo de formação, voltado para atender as necessidades do mercado. Isso porque é um curso mais rápido, que dura de 2 a 3 anos, com um direcionamento para um segmento específico de uma área profissional.

Dessa forma, o conteúdo programático dessa modalidade é mais voltado para as disciplinas práticas, ou seja, para as situações reais da rotina de trabalho.

Assim, se você tem pressa em ter o diploma e se identifica, por exemplo, com Arquitetura, pode fazer o tecnólogo em Design de Interiores. Quem gosta da carreira de Administração, mas quer algo mais direcionado, pode fazer o tecnólogo em:

Da mesma maneira que o bacharelado, muitos cursos do formato tecnólogo também são oferecidos na modalidade a distância.

O que levar em conta para escolher a modalidade?

Se você ainda não sabe se prefere cursar o bacharelado ou tecnólogo, saiba que os dois diplomas são valorizados pelas empresas e, assim, oferecem uma vantagem competitiva ao profissional.

Veja abaixo o que analisar para ter uma escolha sensata:

  • disponibilidade para fazer o curso superior: quem tem pressa para se inserir no mercado de trabalho pode fazer o tecnólogo;

  • quem ainda não tem ideia sobre em que nicho profissional pretende seguir carreira deve escolher o bacharelado;

  • analise também com qual público quer trabalhar e em qual tipo de empresa, assim você consegue saber qual curso se encaixa melhor nessas preferências;

  • avalie o conteúdo programático dos cursos, as habilidades exigidas e veja qual atende melhor suas expectativas;

  • para profissionais que pretendem fazer uma segunda graduação e já sabem em qual segmento precisam obter uma formação, a dica é apostar no tecnólogo;

  • se você pensa em seguir carreira nas esferas municipal, estadual ou federal, saiba que as duas modalidades são pré-requisitos para grande parte dos concursos públicos.

Qual é a importância de fazer um curso superior?

A escolha entre os formatos bacharelado ou tecnólogo vai depender do seu perfil e objetivos profissionais. O mais importante é colocar o curso superior como etapa obrigatória dos estudos.

Confira a seguir as vantagens de fazer uma graduação:

Prepara para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, para que seu currículo seja visto pelos recrutadores, é importante ter o diploma de ensino superior.

As empresas buscam profissionais com uma formação sólida, por isso escolhem os graduados para seus postos de trabalho. Quem pretende trabalhar como autônomo ou empreender, abrindo um negócio próprio, também só tem a ganhar ao fazer uma graduação.

Permite escolher a área para trabalhar

Quando se tem um curso superior, é possível se realizar profissionalmente, pois aumentam as chances de você trabalhar em uma área com a qual se identifica.

Funcionários felizes são mais motivados, têm um rendimento melhor, colaboram para um clima organizacional agradável e conseguem também mais chances de promoção dentro da empresa.

Aumenta a renda

Profissionais graduados conseguem também salários maiores. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, apontou que o rendimento mensal de quem concluiu o ensino superior em 2017 era quase três vezes maior comparado com a renda daqueles que somente terminaram o ensino médio.

Possibilita a especialização

Quem quer crescer na carreira não pode parar de estudar. Mas só é possível dar continuidade aos estudos se você tem o diploma de graduação, seja de bacharelado ou tecnólogo.

Você pode fazer uma pós-graduação — especialização ou MBA — para ter uma formação ainda mais direcionada para uma área profissional. Assim, as possibilidades no mercado de trabalho são potencializadas.

Traz desenvolvimento pessoal

Ao realizar um curso superior, o profissional adquire algumas habilidades pessoais, como trabalhar em equipe, gerenciar o tempo e lidar com dificuldades. Essas competências são importantes para a rotina de trabalho e muito valorizadas pelos gestores.

Você pode começar a planejar seu futuro profissional escolhendo um curso superior de bacharelado ou tecnólogo. As duas formações vão oferecer boas perspectivas no mercado de trabalho — o primeiro passo para a construção de uma carreira de sucesso.

Quer ter mais informações sobre as características de cada formato de graduação? Entre em contato com a Unigran Capital, tire todas as suas dúvidas e veja a variedade de cursos que você pode escolher!

 

Bitnami