fbpx
Gestão Ambiental

Acadêmicos fazem visita técnica à Estação de Tratamento

A turma do 4º Semestre do Curso de Gestão Ambiental de 2018 participou de aula prática e teórica, em visita técnica à sede da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da empresa Águas Guariroba. Inicialmente, os alunos foram orientados pelo professor da disciplina sobre a relação à sequência didática dos trabalhos e participaram de uma palestra com o técnico Marcelo, responsável pela Unidade de Tratamento da empresa, relativamente à gestão administrativa e ambiental e sobre o tratamento de Esgoto.

A visita técnica aconteceu na ETE, localizada no anel rodoviário, no bairro Los Angeles, de forma que os alunos entendessem toda a sequência do tratamento de Esgoto, que nesta Unidade é realizado de forma anaeróbica, por meio de reatores.

O técnico da empresa realizou uma apresentação geral concernente ao sistema de tratamento. Em seguida, a visita foi realizada pelos setores em sequência: recepção dos esgotos, e o tratamento no setor de reatores, com explicações sobre cada processo do sistema.

Depois foi realizada a visita ao laboratório de análises dos efluentes e do curso d água receptor, que monitora a qualidade dos efluentes que são lançados e da água no rio Anhanduí. Tais análises são realizadas para o controle dos níveis de tratamento exigidos no licenciamento ambiental e para os relatórios obrigatórios que são enviados ao órgão ambiental.

Os estudantes receberam conhecimentos sobre o gerenciamento administrativo, operacional e ambiental, relativos ao tratamento de esgoto na Capital e foram orientados sobre os possíveis impactos ambientais da atividade, o que será fundamental para, quando formados, realizarem vistorias ambientais, como técnicos de órgãos públicos, ou como consultores.

Todos os alunos desenvolverão relatórios da vistoria técnica e farão a apresentação de trabalhos relativos à visita. Este tipo de aula prática é base para a formação do gestor ambiental, o qual tem o contato direto com atividades, as quais, terá envolvimento em sua vida profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami