Unigran Capital

9 verdades sobre a faculdade que ninguém contou a você

A vida do universitário costuma ser retratada como uma grande festa, especialmente em alguns filmes americanos que mostram campus lotados de gente bonita que não parece ir à aula. Contudo, a realidade é um pouco diferente disso, e existem verdades sobre a faculdade que não são muito compartilhadas.

Por isso, resolvemos listar alguns tópicos que poderão ajudar você a passar por esse momento de forma consciente e responsável. Quer saber quais são eles? Não deixe de conferir o conteúdo a seguir!

1. Nem tudo é festa

Essa é a primeira coisa que todo mundo deve ter em mente. Aquela ideia de que todo mundo mata aula para fazer festa e que não há nenhum prejuízo decorrente disso (a não ser uma ressaca no dia seguinte ou um encontro mal-sucedido) é simplesmente coisa de filme.

A verdade é que existem várias responsabilidades que precisam ser cumpridas, e o seu tempo ficará mais curto para festejar. Isso não quer dizer que as comemorações e interações sociais precisam deixar de acontecer, só que as suas obrigações também não podem ficar de lado.

2. É normal ter algumas crises

Sim, crises existenciais acontecem durante a faculdade — para alguns com mais frequência e intensidade do que para outros. As dúvidas sobre as oportunidades do mercado de trabalho da profissão escolhida, a rotina intensa de estudos e outras dificuldades costumam motivar períodos turbulentos.

A gente passa a questionar se é aquilo mesmo que deveríamos estar fazendo ou se seria melhor abandonar tudo de uma vez. Então, surgem outras questões como o tempo e o dinheiro que você já investiu, a decisão por trocar de área e qual outro campo seria melhor. Enfim, é normal que tudo isso aconteça.

Aliás, dificilmente você vai encontrar alguém que não tenha passado por essa situação antes de terminar o curso. O mais importante é buscar maneiras de superar isso com tranquilidade e sem perder de vista os seus objetivos.

3. Alguns amigos ficam para a vida toda

Apesar da tendência de achar que os amigos da infância é que são para a vida toda, na faculdade também criamos laços fortes com pessoas que até então nunca tínhamos encontrado — estudantes de outra cidade, que não têm familiares conhecidos ou qualquer outra coincidência.

Os interesses de quem faz o mesmo curso costumam ser parecidos, logo, provavelmente você vai encontrar algumas pessoas especiais no seu caminho. A convivência diária e as inúmeras experiências compartilhadas servirão para estreitar ainda mais esse vínculo que poderá perdurar pelo resto da vida.

4. As madrugadas em claro têm o seu preço

Seja para curtir ou para estudar, passar algumas madrugadas em claro uma hora ou outra vai apresentar o seu custo. Mesmo que a intenção seja boa e que você queira revisar toda a matéria antes de uma prova importante, saiba que o sono é um fator essencial na vida do estudante universitário.

Inclusive, muitos entram em um ciclo de noites mal dormidas que compromete significativamente o rendimento acadêmico. Afinal, durante o sono é que produzimos hormônios ligados à capacidade de memorização e aprendizado.

Sem contar que a saúde e o bem-estar em geral da pessoa também são afetados quando isso acontece. Portanto, não ache que a juventude será capaz de revigorar a sua energia naturalmente se você passou a semana toda sem dormir direito.

Para completar, mantenha o despertador sempre atento, porque dormir demais também fará você perder os seus compromissos!

5. Ninguém vai ligar para a sua casa

Sabe quando você chegava à escola no Ensino Fundamental e alguém tinha ligado para a sua casa avisando que você estava com notas baixas ou faltando demais? Isso não vai mais acontecer.

As responsabilidades crescem durante a faculdade, e você é quem deve lidar com todas elas. Os professores não estão preocupados com os motivos de suas faltas (muitas vezes eles nem sabem direito o seu nome) e no semestre que vem a disciplina estará disponível novamente para você fazer.

Você é quem deve ter esse tipo de preocupação, principalmente se quer garantir uma boa preparação para o mercado de trabalho. Caso contrário, o seu colega pode participar da mesma entrevista de emprego, e você vai sentir na pele o quanto a sua falta de dedicação lhe custou.

6. Às vezes vai parecer impossível

Semanas de provas, entregas de trabalho, apresentação de seminários, época de fazer o TCC. Algumas vezes, vai realmente parecer impossível terminar a faculdade com o mínimo de saúde física e mental.

Porém, tudo isso passa e você vai ver que é possível suportar essas ocasiões que exigem um pouco mais de sacrifício. O melhor é pensar que todo esse esforço vai valer a pena para a construção da sua carreira — a propósito, tenha a certeza de que a vida profissional pode ser bem mais exigente do que a universitária.

7. Algumas matérias não vão agradar

Tudo começa bem até que um belo dia você se vê desanimado com as matérias do semestre. A rotina de estudo passa a ficar chata e os questionamentos sobre o que você está fazendo da vida começam a surgir.

Nesse momento, é preciso saber que isso também é normal e que nem todas as disciplinas vão ser tão interessantes assim. Por essa razão, é tão importante conferir a grade curricular antes de escolher o seu curso superior. Ter uma noção completa do que será estudado evita esse tipo de frustração. Mas, se ainda assim acontecer, fique calmo, pois isso faz parte dessa fase da vida.

8. Fazer estágio é importante

Ainda que não seja obrigatório para a conclusão do seu curso, é bom perceber a tempo que fazer estágio é algo bastante relevante para a sua formação. O tempo fica apertado, sendo que para conseguir estudar e trabalhar você vai precisar ser muito organizado no dia a dia.

Quem foi estagiário apresenta um diferencial a mais no currículo, o que muitas pessoas acabam descobrindo somente quando vão começar a procurar emprego. Então, não fique achando que o estágio serve apenas para tomar o seu tempo disponível, fazer você tirar xerox ou servir café para o seu chefe. Mesmo que não seja remunerado, essa experiência poderá fazer falta no futuro.

9. Você vai sentir falta de tudo isso

Como dois mais dois são quatro, é certo que a vida durante a faculdade será estressante e cansativa em muitos momentos. No entanto, não se engane: você vai sentir falta de tudo isso daqui um tempo.

A princípio os obstáculos podem parecer enormes, mas depois eles se tornam pequenos e você será capaz de perceber como eles eram apenas um teste para o que viria pela frente. O ambiente acadêmico, a convivência com os colegas, as situações divertidas e até os perrengues vividos juntos vão deixar saudades.

Então, aproveite ao máximo tudo o que puder e não se esqueça de conciliar diversão e comprometimento. Afinal, uma das verdades sobre a faculdade é que somente a sua dedicação é que poderá fazer você vencer essa etapa!

Gostou do post? Agora aproveite para ler outro conteúdo sobre tudo o que você precisa saber para escolher a faculdade ideal.

Bitnami