Unigran Capital

profissões em alta

8 profissões em alta para você conhecer

O mercado de trabalho acompanha as transformações e as novas demandas da sociedade e está sempre em evolução. Quando você chega naquele difícil momento de escolher uma carreira a seguir, nem sempre basta considerar suas habilidades e aptidões. Avaliar o contexto atual e saber quais são as áreas mais promissoras é essencial para encontrar o melhor caminho.

Para que você alcance o sucesso profissional e a satisfação pessoal, é importante avaliar essa escolha considerando vários aspectos, como retorno financeiro, possibilidade de crescimento na carreira, diversidade nas áreas de atuação, competências e aspirações pessoais.

Porém, unir esses fatores pode não ser tão fácil. Por isso, preparamos este post para ajudá-lo nesse desafio com 8 opções de profissões em alta que certamente podem proporcionar ótimas oportunidades de atuação e crescimento. Confira!

1. Administração

Trata-se de um dos cursos mais procurados pelos estudantes. A alta demanda é decorrente do amplo leque de oportunidades de carreira e campos de atuação que essa área proporciona. Isso acontece porque, da mesma forma que é uma graduação muito procurada, as chances de colocação no mercado de trabalho também são muito grandes.

O graduado em Administração pode atuar em diversas áreas, como finanças, marketing, recursos humanos, compras, consultoria, auditoria, entre outras. As oportunidades para alcançar níveis de gerência e diretoria dentro da empresa também são boas. Lembrando que, quanto maior a especialização, mais chances de conquistar bons cargos.

2. Ciências Contábeis

O profissional formado em Ciências Contábeis pode atuar como analista contábil, analista de compras, entre outras funções. Essa profissão está em alta porque as empresas necessitam de orientações da contabilidade para o planejamento e o bom desenvolvimento de seus negócios.

Quanto mais crises e dificuldades econômicas a sociedade enfrenta, mais as empresas precisam reorganizar suas estratégias para não terem prejuízo. Nesse cenário, é fundamental otimizar os gastos e fazer investimentos bem calculados. Assim, cabe ao profissional de Ciências Contábeis a responsabilidade de cuidar da saúde financeira das organizações.

3. Nutrição

Existem bons e variados campos de atuação para o formados em Nutrição. Trata-se de uma profissão que está em crescimento no mercado, isso porque a demanda por profissionais dessa área abrange atividades em consultórios, hospitais, clínicas, escolas, indústrias, restaurantes, hotéis e outros locais.

A discussão sobre a necessidade de adotar bons hábitos alimentares e um estilo de vida mais saudável — e também sobre a importância dos alimentos para o bom funcionamento do organismo, para a prevenção de doenças e para uma vida com mais qualidade e longevidade — é uma preocupação da sociedade atual. Sendo assim, o profissional de Nutrição tem sido cada vez mais requisitado por pessoas e instituições que buscam orientação para uma alimentação consciente.

4. Educação Física

Assim como na área de Nutrição, os profissionais de Educação Física são beneficiados com a preocupação da sociedade moderna em cuidar do corpo e da saúde. Isso é refletido na alta procura por academias em todo o país.

O educador físico pode atuar como personal trainer, acompanhar ginástica laboral, treinar atletas, promover programas em postos de saúde, ser professor de diferentes modalidades esportivas e coordenar atividades físicas em diferentes espaços. Também pode fazer cursos específicos e empreender em novas áreas, como montar um estúdio de pilates.

Com o grau de licenciatura, o profissional pode ministrar aulas no ensino fundamental e médio, tanto na rede pública quanto na rede particular de educação. Também tem a opção de seguir carreira acadêmica e se tornar professor universitário, caso conclua os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado).

5. Psicologia

A Psicologia é outra profissão que tem ganhado destaque devido às transformações e necessidades sociais. O estigma de que “quem precisa de psicólogo é louco” vem perdendo o fundamento. Isso porque os transtornos mentais estão cada vez mais conhecidos e tratados com o devido cuidado.

O número de pessoas com diagnóstico de estresse, ansiedade e depressão (considerados como as doenças do novo século), por exemplo, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Nesse contexto, as pessoas estão se conscientizando da importância de cuidar da saúde mental.

As áreas de atuação para o psicólogo também são muitas: consultórios, clínicas, hospitais, escolas, entre outras. A procura por esses profissionais para atuar com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento na área organizacional é alta. Além disso, áreas mais específicas, como Psicologia do Esporte e Psicologia do Trânsito, também estão em crescimento.

6. Enfermagem

A área da saúde é imune às instabilidades do mercado. O cenário econômico e profissional pode estar em alta ou em crise, que as pessoas vão continuar necessitando de cuidados médicos e de profissionais da Enfermagem.

Existe um alto índice de empregabilidade para os profissionais da saúde — e isso se deve à importância dessas profissões para a população, à falta de trabalhadores especializados, ao aumento da expectativa de vida, entre outros fatores.

Além da alta demanda em clínicas e hospitais, outro setor que vem crescendo para os graduados em Enfermagem é o de atendimento domiciliar. Muitos enfermeiros têm sido contratados para acompanhar e cuidar de pessoas doentes ou idosas em suas próprias casas.

7. Direito

Apesar de ser um dos cursos mais procurados pelos vestibulandos, o número de pessoas formadas e aprovadas no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ainda é baixo diante da necessidade desses profissionais no mercado.

O campo de trabalho para os graduados em Direito é bem amplo e diversificado, inclui possibilidades de atuação na área Trabalhista, Criminal, Civil, Empresarial, Tributária, do Consumidor, entre muitas outras. As oportunidades de carreira pública também são promissoras e muito bem remuneradas.

Existem, ainda, os novos cenários que exigem o exercício dos advogados. É o caso do Direito Digital. Com a evolução tecnológica, surgiu a necessidade de um profissional específico para investigar crimes cibernéticos, como calúnia, exposição íntima, invasão de privacidade, utilização indevida de fontes etc.

8. Marketing

Nas últimas décadas, a tecnologia transformou completamente o universo do Marketing e deu origem às ferramentas digitais. Inclusive, o mercado para os profissionais dessa área passou por grandes modificações. Hoje, a web também é um vasto campo de trabalho.

Apesar de o Marketing tradicional ainda ter o seu espaço e a sua importância, os novos profissionais precisam se atualizar e acompanhar as tendências da comunicação digital. Entre as oportunidades de trabalho, estão os cargos de: analista de redes sociais; gestor de Marketing para e-commerce; gerente de performance; analista de conteúdo e SEO, entre outros.

Este post foi preparado para você visualizar melhor as opções de carreira e fazer a melhor escolha na hora de prestar vestibular. Esperamos que, dentre as profissões em alta que destacamos, alguma delas esteja relacionada com o seu perfil e suas aspirações pessoais e profissionais. Não se esqueça: pesquise muito, estude muito, encontre uma boa universidade e prepare-se para esse novo passo da sua vida.

Gostou dessas informações? Então, compartilhe o nosso post nas suas redes sociais e ajude seus amigos que também estão buscando orientação para suas escolhas acadêmicas e profissionais!

Bitnami