fbpx
Direito

7 séries de Direito para você se encantar ainda mais por essa área

Buscar aprendizado no entretenimento é uma das melhores formas de aproveitar o tempo livre. Por isso, as séries de Direito fazem tanto sucesso com os estudantes e também entre as pessoas que não pretendem seguir essa carreira, mas que acabam se envolvendo com os acontecimentos.

O mais interessante é perceber na ficção como as realidades são retratadas e todos os detalhes do mundo jurídico. Inclusive, há muita gente que se inspira a partir dos seriados e leva adiante a vontade de fazer um curso de Direito.

E você, gosta de assistir conteúdos que exploram essa temática? Confira quais são as sugestões que listamos para você conhecer um pouco mais da área!

1. How to Get Away With Murder

Essa série tem sido um grande sucesso de público nos últimos tempos, e não é difícil encontrar alguém que já ficou horas maratonando em frente à TV.

A história é baseada em quatro calouros do curso de Direito (Laurel, Connor, Wes e Asher) que fazem de tudo para impressionar a professora Annalise Keating, interpretada pela renomada atriz Viola Davis. Inclusive, ela foi a primeira negra a ganhar o Emmy de melhor atriz em 2015 pelo seu papel no seriado.

O que acontece é que eles finalmente são contratados para trabalhar no escritório de advocacia de Annalise e se veem envolvidos em um assassinato cheio de mistérios. Os capítulos contam o desenrolar desse fato, misturando uma boa dose de drama, conspirações e muitas reviravoltas.

Entre os fãs, a sigla mais conhecida para denominar a série é HTGAWM, que já está na quinta temporada e tem cerca de 68 episódios. É interessante perceber as manobras realizadas pela professora de Direito Penal, que servem de lição para todos que assistem a série — embora o sistema jurídico americano seja diferente do nosso, é possível aprender bastante.

2. Suits

Suits é um drama exibido na TV a cabo norte-americana e que tem oito temporadas até agora — para os interessados, vale saber que a nona já foi confirmada pelos produtores.

O personagem principal é Mike Ross, um jovem estudante de Direito que é expulso da faculdade antes de concluir o curso. Então, ele aproveita a sua sagacidade e procura o advogado de um dos escritórios mais famosos de Manhattan para tentar conseguir um emprego.

A partir disso, ele é quem passa a ajudar o famoso Harvey Specter a lidar com seus casos e, juntos, formam uma dupla imbatível. O que as pessoas não sabem é que Mike não é formado na área, e esse é um dos grandes segredos da trama.

3. Better Call Saul

Saul é o advogado mais trapalhão de Breaking Bad, o seriado principal que deu origem à sua história. Em Better Call Saul, o personagem ainda é Jimmy McGill, já que o enredo é ambientado cerca de seis anos antes de ele conhecer o professor Walter White.

Sua vida é dedicada às pequenas causas do Direito, sempre em busca de conquistar uma carreira bem-sucedida. Nas quatro temporadas divulgadas até o momento, ele se mete em algumas enrascadas, e todo o seu processo de transformação em Saul Goodman é contado.

4. Making a Murderer

O grande acontecimento de Making a Murderer é o crime cometido por Steven Avery na vida real, um norte-americano que ficou 18 anos preso por ter sido acusado de estuprar uma mulher.

Depois de tanto tempo excluído da sociedade, ele faz um exame de DNA que comprova a sua inocência na relação com o caso. Então, ele finalmente é solto e, durante a sua liberdade, recebe uma nova acusação — dessa vez pela morte de uma outra pessoa.

Todos esses fatos deixam a série documental extremamente instigante, a ponto de ter mobilizado aproximadamente 300 mil pessoas que chegaram a fazer um abaixo-assinado para a Casa Branca pedindo o perdão de Steven. Vale a pena conferir as duas temporadas disponíveis.

5. Scandal

O trabalho de Olivia Pope é proteger a imagem de grandes personalidades dos EUA para evitar que escândalos sejam noticiados e acabem com a credibilidade de seus clientes.

Inicialmente, ela é a consultora do presidente americano e, depois de alguns anos, deixa a Casa Branca para abrir sua própria empresa nesse ramo. A questão é que ela não consegue deixar totalmente o governo, e isso rende uma boa história.

Ao todo, Scandal tem sete temporadas e mais de 100 episódios que trazem a atuação dos advogados da Olivia Pope & Associates.

6. The Good Wife

Enquanto em Scandal a intenção de Olivia Pope é afastar os vexames, em The Good Wife a personagem principal — Alicia Florrick — passa por uma humilhação ao ter o seu marido envolvido em um caso supertumultuado. O Procurador-Geral do Estado é acusado em um escândalo sexual e de corrupção.

Depois de vê-lo preso, ela decide procurar um emprego para sustentar os filhos e acaba conseguindo no escritório de advocacia de um antigo colega de faculdade. O ponto de destaque da série é perceber como o mercado de Direito pode ser competitivo, além de retratar algumas dificuldades vividas pelo sexo feminino na profissão.

Ao todo, a série The Good Wife tem sete temporadas que exploram as situações vividas por Alivia e acumulam muitos fãs.

7. American Crime Story

Para quem gosta de temas verídicos, American Crime Story é uma série baseada em acontecimentos reais — por exemplo, o julgamento de O. J. Simpson, ex-jogador de futebol americano, que parou os EUA desde 1994 quando ele foi acusado.

O crime foi o assassinato de sua ex-mulher (Nicole Brown) e de um amigo (Ronald Goldman), sendo que os capítulos são verdadeiras aulas de Direito. Um dos pontos altos é a representação de Marcia Clark, a promotora de justiça que foi responsável pelo caso e enfrentou o desafio de acusar um ídolo do esporte.

O jogo de interesses entre os advogados é bem interessante e mostra as estratégias utilizadas pelas partes para alcançar um resultado conveniente, ainda mais se tratando de um contexto em que o apelo popular e a influência da mídia eram tão expressivos.

Toda a história é contada em apenas uma temporada de 10 episódios. Vale destacar que as outras temporadas que levam o nome da série apresentam narrativas independentes.

E aí, o que você achou das nossas sugestões de séries de Direito? Já assistiu a alguma delas? Deixe o seu comentário e conte para a gente de qual você mais gostou ou recomende outra série seguindo esse tema!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami