fbpx
Carreiras

7 séries da Netflix que vão ajudar você a estudar para o vestibular

Nem só de estudos teóricos se resume a vida do vestibulando — ter momentos de relaxamento e lazer é fundamental para manter a saúde psíquica e se motivar na preparação para as provas. E se esse argumento ainda não convence aqueles mais focados, temos outro: é possível aproveitar as séries da Netflix para estudar.

Isso mesmo: além de documentários e filmes clássicos, os seriados também trazem importantes aprendizados, podendo ser muito úteis nesse processo desafiador que antecede a vida de universitário. Então, por que não incluir na sua rotina esses momentos de descanso e estudo no conforto de casa?

Prepare a pipoca e as cobertas da cama, porque trouxemos uma lista muito interessante. Veja nossas opções de entretenimento que também ensinam!

1. The Crown

Começamos pela disciplina preferida do cinema: história! Afinal, quem nunca teve uma aula dessa matéria em que o professor trouxe um filme, documentário ou episódios de série? De fato, há diversas alternativas para aprender esse assunto assistindo seu desenrolar na prática — e o seriado The Crown é um grande exemplo disso.

Ele narra a história da Rainha Elizabeth II, que se tornou monarca do Reino Unido na década de 1950, com apenas 25 anos, e continua até hoje. A trama também aborda aspectos históricos ao retratar a vida do seu pai, o Rei George VI, que governou o país na Segunda Guerra Mundial.

A série já ganhou os prêmios Globo de Ouro e Emmy Awards. A atriz Claire Foy interpreta a rainha e conquistou um prêmio de melhor atriz de drama, enquanto o ator John Lighton também recebeu um por melhor atuação coadjuvante no papel de Winston Churchill. Além de História, o seriado também é uma ótima opção para estudar política e geografia.

2. The last kingdom

Ainda na temática, essa produção inglesa nos leva ao ano de 872 e fala sobre as invasões vikings ao território inglês. O foco é no reinado de Wessex, sob comando do Rei Alfred, o Grande. É possível acompanhar os conflitos e a resistência aos ataques, estudando temas como política, guerras e religião.

Em 2018, foi anunciada a renovação da produção para a terceira temporada. O enredo é baseado no livro Crônicas Saxônicas, escrito por Bernard Cownwell — a mesma obra já inspirou outra série famosa: Game of Thrones. Vale a pena assistir à atuação do elenco, que conta com atores como Alexander Dreymon e David Dawnson.

3. House of Cards

Essa é mais uma das séries da Netflix que foi produzida a partir de um livro. A obra tem o mesmo nome do seriado e foi escrita por Michael Dobbs. O roteiro adaptado é de responsabilidade de Beau Willimon, que conta em detalhes a história de um congressista, chamado Frank Underwood.

Ao assistir os episódios, o público mergulha nos bastidores da vida política, com todos os conflitos e jogos de poder que ela envolve. Por isso, é uma opção bastante interessante para abordar temas ligados à política, história e geografia. Alguns assuntos retratados na série são relações internacionais, terrorismo, lobby e articulações políticas.

Recentemente, muitas análises aproximaram o contexto da produção à realidade brasileira. Isso a tornou também uma ótima alternativa para estudar atualidades. Sem dúvida, vale a pena assistir o seriado e se preparar para o vestibular, principalmente considerando o ano eleitoral no nosso país.

4. Império Romano

A história de Roma é uma das temáticas mais cobradas em vestibulares e nas provas do Enem. Como se trata de um período mais distante, muitos alunos ainda têm dificuldade para se interessar e entender o assunto. Diante disso, nada melhor do que contar com produções cinematográficas para aumentar a motivação, não é?

O seriado chamado Império Romano é ótimo para isso! Nas 2 temporadas da série, é possível acompanhar os acontecimentos do século I antes de Cristo, no período da transição de República para Império. O começo retrata o governo do famoso imperador Júlio César. Com certeza, a qualidade do elenco e o cuidado na produção vão atrair sua atenção.

5. Narcos

Vamos dar um salto histórico e chegar a contextos mais atuais. Narcos é uma superprodução da Netflix que retrata os anos 80, época de Guerra Fria e da ascensão do tráfico internacional de drogas em todo o mundo — e, especialmente, na América Latina. O seriado é dirigido pelo brasileiro José Padilha e tem como protagonista nosso ator Wagner Moura.

Entretanto, o ambiente retratado não é o do Brasil. O enredo se passa na Colômbia, contando a vida do narcotraficante Pablo Escobar, líder do Cartel de Medellín. Acompanhar os episódios permite que você entenda detalhes da história do país e de toda a América do Sul, assim como a venda de cocaína nos Estados Unidos e a política de enfrentamento ao tráfico.

A questão do narcotráfico continua bastante atual. Por isso, vale a pena conferir o seriado também para se preparar para questões de atualidades e para a redação. Inclusive, um tema tratado na série e muito comum nos exames é a atuação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

6. Dr. House

Matérias exatas também podem ser estudadas fora dos livros. Mesmo que haja um maior número de produções sobre história, geografia e política, temas como biologia são retratados em alguns seriados muito interessantes. É o caso da série Dr. House, que aborda o dia a dia de um médico.

O protagonista da história é um profissional famoso, que atende diversos casos complicados e raros. Ao longo dos episódios, é possível revisar o que seus professores falam sobre doenças degenerativas, parasitoses, fisiologia e citologia, por exemplo.

E o melhor: tudo de uma maneira prática e interessante, relacionada à vida dos pacientes e da equipe médica. Para quem deseja fazer vestibular para cursos da área da saúde, o seriado é ainda mais interessante. Experimente incluí-lo na sua lista de séries da Netflix para estudar.

7. Chef’s table

O que você acha de visitar diversos países sem sair da sua casa? Essa é uma das vantagens do seriado de cozinha Chef’s table. Sim, trata-se de um programa sobre gastronomia. De uma maneira divertida e saborosa, é possível acompanhar detalhes sobre história, geografia e aspectos culturais de muitas regiões.

Na segunda temporada, por exemplo, há a participação do chef brasileiro Alex Atala em um dos episódios. Ele conta como a cultura brasileira e as características da Amazônia influenciam sua atuação na gastronomia. Quem gosta dessa área vai adorar o seriado!

Percebeu como existem muitas opções de séries da Netflix para estudar? Além das matérias que você pode aprofundar com as produções, dá para aproveitar uma ótima oportunidade de aprender idiomas, assistindo os capítulos na língua original. Aproveite essas vantagens!

E então, gostou do post? Seus amigos também se interessam por seriados? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e mostre para eles que é possível estudar se divertindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami